PREFEITO DE VALADARES GASTA MAIS DO QUE ARRECADA E DEIXA PREFEITURA NO VERMELHO

0
930
prefeito de gv, andré merlo, gasta mais do que arrecada e deixa prefeitura no vermelho
Prefeito André Merlo, em foto na cadeira que construiu na praça da entrada da Ilha dos Araújos. Foto: Divulgação

O prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), gastou bem mais do que arrecadou e fechou as contas do município no vermelho em 2019. É o segundo ano consecutivo que as despesas são superiores às receitas e o déficit já soma mais de R$ 260 milhões.

De acordo com as informações orçamentárias e financeiras do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o  saldo negativo da Prefeitura de Valadares, o ano passado, foi de R$ 186,5 milhões.

Segundo os dados, o município arrecadou R$ 774,5 milhões, porém, contabilizou gastos de R$ 961 milhões. Ou seja, 24,08% além do que tinha em caixa.

Em 2018, o prefeito também extrapolou o somatório das receitas:  arrecadou R$ 779,9 milhões, mas, em contrapartida, as despesas foram de R$ 856,2 milhões,  gerando um saldo negativo de R$ 76,3 milhões. Com isso, o déficit acumulado nestes dois anos corresponde a R$ 262,8 milhões.

Veja a evolução dos dados fiscais da prefeitura de Valadares: 

ANO PREVISÃO DE RECEITA TOTAL RECEITA ARRECADADA TOTAL DESPESA DÉFICIT/

SUPERÁVIT

2014 932,2 MILHÕES 675,5 MILHÕES 703,5 MILHÕES – 28 MILHÕES
2015 1 BILHÃO 731,1 MILHÕES 757,4 MILHÕES – 26,3 MILHÕES
2016 1,1 BILHÃO 735,2 MI LHÕES 758,7 MILHÕES – 23,5 MILHÕES
2017 1 BILHÃO 777,6 MILHÕES 774,6 MILHÕES + 3 MILHÕES
2018 1,1 BILHÃO 779,9 MILHÕES 856,2 MILHÕES – 76,3 MILHÕES
2019 1,3 BILHÃO 774,5 MILHÕES 961,0 MILHÕES – 186,5 MILHÕES

Desde 2014, quando o TCE passou a disponibilizar os dados fiscais dos municípios mineiros, este é o maior saldo negativo registrado nas contas da Prefeitura de Valadares.

Neste mesmo ano, a despesa foi maior que a receita, somando um déficit de R$ 28 milhões; em 2019, essa diferença negativa passou para R$ 186,5 milhões, um aumento de 566%.

Embora a prefeitura tenha arrecadado, o ano passado, R$ 99 milhões, ou 14,6% mais do que em 2014,  o gasto também aumentou em 36,6%, o que corresponde a R$ 257,5 milhões.

No governo anterior foram arrecadados, no triênio 2014/2015/2016, um total de R$ 2.141,8 bilhões e gastos R$ 2.219,6 bilhões, com R$ 77.8 milhões de déficit financeiro.

Gestão elisa costa gastou 77 milhões a mais do que arrecadou no triênio 2014-2015-2016
*Valores em milhões

Já no triênio 2017/2018/2019 da atual gestão, o município contabilizou uma arrecadação total de R$ 2.332 bilhões contra um gasto de R$ 2.591,8 bilhões, o que resultou num saldo negativo de R$ 259,8 milhões.

gestão andré merlo gastou 257 milhões a mais do que arrecadou no triênio 2017-2018-2019
*Valores em milhões

Pessoal

A maior despesa registrada no município, segundo levantamento do TCE-MG, foi com pagamento de pessoal, que em 2019 consumiu R$ 370,2 milhões, quase a metade de todo o recurso arrecadado.

A folha do funcionalismo teve uma queda em 2019, em relação ao ano anterior, fechando  em 49,96% dos gastos do município, enquanto o limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 54%.

Em 2018, o gasto com pessoal quase atingiu o limite máximo, com 53,73% da arrecadação, ou R$ 387,7 milhões.

Educação

Em 2019, foram investidos R$ 75,9 milhões na educação, sendo destinados 23,9% das receitas de impostos e transferências obrigatórias. O índice ficou abaixo do mínimo previsto para o setor, que é de 25%.

Saúde

Do total arrecadado pelo município o ano passado, foram gastos com saúde R$ 50,8 milhões, que correspondem a 16,2% das receitas, sendo que o limite mínimo é de 15%.

Controle social

Para acompanhar as contas públicas do município, basta acessar o link fiscalizandocomtce.tce.mg.gov.br, ou baixar  o aplicativo ‘Lupa de Minas’, lançado pelo TCE-MG nas versões Android e IOS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 − dois =