As barracas da tradicional Feirinha da Praça dos Pioneiros, no Centro de Governador Valadares, foram deslocadas de seus lugares habituais, provocando reclamações por parte dos expositores.
A presidente da Associação dos Artesãos, Cláudia Valéria de Souza, explicou que tudo aconteceu de uma hora para outra. “Na última sexta-feira, o coronel Siqueira (coordenador da Defesa Civil) apareceu aqui e falou que iríamos ser deslocados de lugar, que poderíamos ocupar aquele local ali”, disse, apontando. “Depois ele falou que lá também não daria”, completou.
Cláudia disse ainda que a prefeitura tomou o lugar dos expositores para alugar para vendedores ambulantes, prejudicando os artesãos. “Nos deixaram numa situação difícil, com poucas caixas de energia elétrica, apenas três para atender as 47 barracas. Eles alegaram que a mudança era uma questão de estética. Como assim estética?”, questionou.
A artesã Anesina da Silva falou que estava bastante chateada com a medida da prefeitura. “Estão totalmente errados, faltou colaboração com a gente, faltou dialogar antes. Eu exponho aqui tem 40 anos e nenhum outro prefeito prejudicou a gente assim como esse, os outros nunca incomodaram com a gente, é a primeira vez que isso acontece”.