Coluna Sorrindo o leite derramado
Última semana de 2021, como em todos os anos, a imprensa se espreme no auditório. Pai Dadá, famoso babalorixá do Leste mineiro, sai de sua reclusão e anuncia suas previsões para o ano seguinte.
Manifestações místicas, grupos de protesto, cartazes que o chamam de grande guru e outros que o qualificam de charlatão barato… Cânticos de Candomblé embalam sua chegada. Todo de branco, Pai Dadá saúda sua plateia.
Se ele vê o futuro ou não, nunca saberemos, mas é certo que o homem acredita e leva a sério o que diz. Ele não chama de previsões. Diz que os orixás sopram em seus ouvidos revelações, para que ele possa alertar seus pares dos perigos e também anunciar alegrias. O fato é que Dadá é um sucesso!
Em ano de Eleições e Copa do Mundo o público fica ainda mais curioso… E, após dois anos dificílimos, o auditório transborda de jornalistas. As previsões vão ser pauta de todos os órgãos de imprensa no dia seguinte.
Pai Dadá saúda a todos e diz que 2022 vai ser um ano rico de surpresas, imediatamente começa a anunciar seu vaticínio:
– Governador Valadares vai ser eleita a Campeã Mundial dos Buracos na Rua.
– O Hospital Municipal vai padecer de falta de materiais e medicamentos, mas ninguém vai reparar, porque será considerado normal… E todos só querem saber quando o novo hospital será inaugurado.
– Uma grande leva de valadarenses vai fundar uma cidade no deserto da fronteira do México com os EUA, onde se iniciará uma nova civilização.
– Em 2022 a Expo-Agro e o GV Folia vão voltar com tudo! Na exposição, várias crianças vão ter crises alérgicas, devido a poeira e no GV Folia vários adolescentes vão abusar do álcool, sem que ninguém ache isso estranho.
– A prefeitura de GV vai fazer uma festa para comemorar seu milésimo buraco de rua.
– O Democrata vai ser comprado por um milionário árabe e ganhará o Campeonato Mineiro invicto, goleando o Cruzeiro de Ronaldinho na final.
– A Ilha vai ser eleita o bairro mais charmoso de Minas Gerais.
– Vão ser divulgadas fotos de satélite de GV mostrando um supermercado de teto amarelo e uma grande ausência de árvores em seu entorno.
– Nas eleições a repressão às Fake News vai ser bem sucedida.
– Um time africano vai ganhar a Copa do Mundo. Neymar vai ser eleito o jogador que mais cai em jogos.
– Um piloto de Parapente vai cair num buraco de rua profundo e precisar ser resgatado pelos bombeiros, fato que vai ser mostrado no Jornal Nacional.
– Valadares vai ter uma surpreendente votação em Lula. A explicação vai ser porque Bolsonaristas e Moristas vão ficar brigando na porta das seções e vão perder o horário da votação.
– A Câmara Municipal vai autorizar aumentos da passagem de ônibus, mas vai vetar o aumento dos servidores municipais.
– O Tim Filho vai fazer uma versão do Festival de Jazz na rua, inesquecível, com as presenças de Gilberto Gil, Paul McCartney, Nina Hagen e Milton Nascimento.
– O Teatro Atiaia vai ser reinaugurado… Mas no dia da inauguração o prefeito vai cair no mesmo buraco do piloto de parapente e a festa terá que ser ser adiada.
– Novo incêndio na Ibituruna vai ser atribuído à natureza.
– Cientistas de todo o mundo virão a GV para investigar o aumento da população de papagaios e maritacas.
– 2022 vai marcar uma tendência de abrirmos mais livrarias do que igrejas.
– Que a paz e a justiça prevaleçam… Axé!
Dito isso, Pai Dadá se levanta, dá a mão para a enfermeira e retorna para a clínica psiquiátrica.
Esse cronista é totalmente a favor da liberdade religiosa e do ensino de religiões afro nas escolas.
Feliz 2022 para todos os leitores!
Viva a liberdade, a democracia, os professores e os escritores.
Adorei!!