Cerca de 50 profissionais da área da Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Consurge), unidade Governador Valadares, participam nesta segunda (18) e terça-feira (19) do treinamento sobre Resgate e Transporte Aeromédico.
A finalidade é capacitar os profissionais do Samu que atuam em Valadares e região, preparando-os para agir em operações de resgate e transporte aeromédico na área de abrangência da 5ª Base Regional de Aviação do Estado.
O treinamento contará com aulas teóricas ministradas por bombeiros militares, que acontecerão na Região Integrada de Segurança Pública (Risp), a partir das 8 h. Já as aulas práticas acontecem na Brave (Base Regional de Aviação), no Aeroporto Altino Machado, a partir das 10 h, quando será utilizada a Aeronave Pegassus, da Polícia Militar.
Todos os profissionais de saúde da Base Operacional que atuam junto ao Samu participam do treinamento, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
A Base Regional de Aviação abrange os vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, e Jequitinhonha, totalizando 214 municípios contemplados com os trabalhos da aeronave, em caso de necessidade.
O treinamento na terça-feira, no aeroporto, contará com a participação do coordenador médico do Samu, Kleyton Carvalho, da coordenadora de enfermagem, Sabrina Cadetti, e do coordenador dos condutores socorristas, Antônio Cordeiro.
Já o responsável pela coordenação dos treinamentos práticos na Brave será o Major Gustavo.