A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é uma das 13 entidades selecionadas para receber recursos para implementar projetos que visam promover o desenvolvimento e empreendedorismo em Minas e Espírito Santo.
Ela foi selecionada na primeira chamada com o projeto ‘Promoção Social na Gestão de Resíduos em Governador Valadares’, que busca fortalecer o empreendimento solidário com a aquisição de materiais para divulgação da coleta seletiva e equipamentos para dar segurança no armazenamento do vidro e aumentar o volume de venda do papel triturado.
A iniciativa é uma parceria entre a BrazilFoundation e a Fundação Renova pra estimular organizações sociais, cooperativas e demais arranjos econômicos em municípios do leste mineiro e em Baixo Guandu, no Espírito Santo.
“O objetivo da Ascanavi é justamente reaproveitar os resíduos recicláveis, evitar os riscos de acidente com os vidros quebrados espalhados ao redor do galpão e aumentar a renda, além de melhorar a consciência ambiental da população”, afirma Raquel Rodrigues da Silva, coordenadora geral da associação.
Em Ipaba, no Vale do Aço, um dos projetos selecionados é o da Associação dos Agricultores Rurais do município. Segundo Iolanda Viera de Barros, presidente da instituição, “o projeto pretende ajudar as famílias rurais, ampliando suas rendas”.
Outro projeto selecionado nesta primeira chamada é da cidade capixaba de Baixo Guandu. A doceira Márcia Frederico de Almeida Percílios inscreveu a empresa familiar Doces Artesanais Ilha da Fantasia, que há 20 anos fabrica e comercializa produtos naturais e artesanais.
Ela disse que a seleção do projeto é uma oportunidade para melhorar a qualidade dos doces de leite e frutas que são produzidos. “Queremos melhorar também o tempo de preparo dos doces, ampliando as vendas no comércio regional e futuramente expandindo para o comércio interestadual. Com o incentivo financeiro vamos adquirir materiais e máquinas, o que representará um aumento considerável na produção e renda”, falou a doceira.
Confira a lista de outras organizações que tiveram seus projetos selecionados:
Associação da Escola Família Agrícola de Camões;
Associação de Artesãos Mãos do Povo;
Associação de Cooperação Agrícola 1º de Junho;
Associação de Produtores Rurais do Córrego Mutum Claro;
Associação de Produtores Rurais do Córrego Mutum Preto;
Associação do Assentamento Cachoeirinha (AAC);
Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD);
Atelier Lar Doce Lar;
Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Barbosa (CCB);
Mimos da Mari.
BrazilFoundation
A BrazilFoundation é uma organização internacional com sede em Nova York e Rio de Janeiro, que atua de forma independente para atender sua missão de mobilizar recursos para ideias e ações que contribuam para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.
Ao longo de 18 anos de experiência em mapear, selecionar, apoiar e capacitar organizações sociais, a BrazilFoundation percebeu que organizações pequenas e de médio porte têm muita dificuldade de acessar recursos estratégicos que visem melhorar sua gestão e acelerar seu crescimento.
Aproveite para curtir nossa página no Facebook 🙂
https://www.facebook.com/oolharsobreacidade