Ficou para terça-feira (10) a votação do projeto de Lei Complementar 76/07, que inclui vários municípios de Minas Gerais na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Nesta segunda a proposta foi discutida pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Entre os municípios que poderão integrar a Sudene, mais de 40 deles estão na região do Vale do Rio Doce, segundo prevê proposta de autoria do deputado federal Leonardo Monteiro (PT).
“Desde a década de 30 a região vem sendo explorada e hoje está destruída do ponto de vista ambiental. Há uma reivindicação antiga e uma dívida histórica do Brasil com aquela região e queremos que seja feita justiça com a inclusão dessa localidade na área mineira da Sudene”, defendeu o deputado durante a reunião.
Lideranças políticas da região, como o prefeito de Governador Valadares e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), André Merlo (PSDB), e o prefeito de Itabirinha e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), Dego Reis (PSDB), foram a Brasília acompanhar a discussão e votação da matéria.