O PT continua líder na preferência dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa do Atlas Político, feita com 2.000 pessoas, nos dias 1 e 2 de abril.
O levantamento aponta que 15,8% dos entrevistados preferem o Partido dos Trabalhadores, mesmo com a prisão de seu maior ícone, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e mesmo perdendo as últimas eleições presidenciais para o ultraconservador Jair Bolsonaro.
A pesquisa não revela nenhuma novidade, já que o PT sempre ocupou a liderança no quesito preferência. “Se você olha a pesquisa histórica de preferência partidária, o PT sempre esteve na frente, separado dos outros”, confirma Andrei Roman, cientista político e diretor do Atlas Político.
Na segunda posição está o Partido Social Liberal (PSL), com 5,5% da preferência e, em terceiro, aparece o Novo, com 2,1%.
PSDB e MDB, ambos com 1%, perderam espaço para PSL e Novo, ficando atrás do PDT, quarto na preferência do eleitorado, com 1,9%, e do PSOL, em quinto lugar, com 1,2%.
Mesmo sendo o partido queridinho da população que vota, 57,9% dos entrevistados são a favor da prisão do ex-presidente e 59,5% tem uma imagem negativa de Lula.
Por que o PT ainda é a principal referência do eleitorado? Roman explica que dos 33,1% que são contra a prisão de Lula, metade é um eleitorado mais ideológico. “Existe um nicho em que o partido é muito forte”, acentua.
Do total dos entrevistados, 65,6% declararam não ter nenhum partido de preferência.
Confira os números da pesquisa:
Aproveite para curtir nossa página no Facebook 🙂
https://www.facebook.com/oolharsobreacidade