O servidor público municipal de Governador Valadares não terá nenhum reajuste salarial neste ano de crise e alta de preços generalizada, segundo disse o prefeito André Merlo (PSDB) em um vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira (24).
Ele fará somente a reposição da inflação do acumulado de 2021, que ficou em 10,06%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
A categoria pedia 17% para ter algum ganho real e recuperar o poder de compra corroído pela inflação a cada ano. Em 2021, por exemplo, foi dada reposição salarial de 3%, percentual abaixo da inflação de 2020, que fechou o ano em 4,52%.
De acordo com o prefeito, durante sua gestão, desde 2017, foram concedidos 22,41% de revisão salarial. Com a proposta de 10,06%, o total será de 34,72% (2017 a 2022).
Ou seja, uma correção menor que a inflação no mesmo período, de 36,05%, conforme estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Para conferir a inflação do período, acesse a calculadora do cidadão do Banco Central.
Além de não ter o salário reajustado, já que reposição da inflação não é aumento, o servidor de Valadares terá que se virar com a remuneração defasada no acumulado dos últimos cinco anos.
Para o prefeito André, parece que está de bom tamanho: “(…) a gente fazendo de tudo para prestigiar mais uma vez o servidor do nosso município”, destacou ele ao finalizar o vídeo endereçado ao funcionalismo municipal.