O embarque de passageiros no trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi alterado nesta quinta-feira (16), por tempo indeterminado, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Isso porque o trem circula nas imediações da barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, onde foram identificadas movimentações no talude Norte e corre risco de ruptura a qualquer momento.
Passageiros que partem da estação de Belo Horizonte estão embarcando em um ônibus alugado pela Vale até a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. De lá, seguem a viagem por trem. De Vitória (ES) para Belo Horizonte, o processo é o mesmo, porém inverso: desembarcar na Estação Dois Irmãos e seguir de ônibus até a capital mineira.
A Vale explica que a alteração é uma medida preventiva e busca preservar a segurança das pessoas e ficará em vigor até que a empresa realize análises de risco mais aprofundadas. A cava e a barragem estão sendo monitoradas 24 horas por dia.
As alterações, informa a Vale, podem ocasionar atraso na viagem. Quem preferir pode pedir o reembolso do valor da passagem, no prazo de até 30 dias, em qualquer das estações localizadas ao longo da EFVM.