“Depois de 24 meses, a população não se conforma em estarmos olhando sempre para o retrovisor e colocando todas as mazelas vividas pelo município no governo anterior”, cutucou a líder do bloco da minoria, vereadora Rosemary Mafra (PCdoB), durante a reunião da Câmara desta terça-feira (11). Ela referia-se à atuação do prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), que para ela fez muito pouco pelo tanto que se propôs durante a campanha eleitoral.
Sem minimizar as causas que motivaram a operação Mar de Lama, deflagrada em 2016, a parlamentar lembrou que quando o atual prefeito disputou a eleição já tinha conhecimento que a situação no município não era boa e enfatizou que o discurso de colocar a culpa na administração passada não cabe mais após dois anos de administração.
Para a vereadora, “o novo jeito de administrar e fazer política” do atual governo não demonstra responsabilidade e transparência com os recursos públicos e nem comprometimento em cumprir as promessas feitas à população.
Veja trechos da fala da vereadora Rosemary Mafra:
“O FPM (Fundo de Participação dos Municípios) é a grande verba recebida pelos municípios, nunca houve qualquer atraso no repasse e ele só cresce (de valor). Mas não se fala nisso, apenas no governo do estado que não está pagando. Mas o prefeito já sabia e teve 24 meses para vir para a Câmara e dizer que queria fazer um empréstimo para pagar os servidores.”
“Por que ele pagou o 13º o ano passado? Porque era um orçamento feito pelo governo anterior. E por que não paga esse ano? Porque o orçamento foi eles que fizeram e não deram conta do tanto que gastaram, por isso tem que pedir empréstimo.”
“O prefeito diz que algumas prioridades do programa de governo são problemas urgentes da cidade, como a captação alternativa de água e a melhoria no serviço de coleta e solução para tratamento do esgoto: a captação, depois de 20 meses chegaram alguns canos, e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) está lá no bairro Santos Dumont, com 60% do serviço feito no governo anterior e nada nesse governo, nada.”
“E quem dizia que era um absurdo Valadares ficar pagando para transportar o lixo para Ipatinga? E agora, 24 meses depois, o que esse governo fez? Mudou a empresa que faz o serviço e paga mais do que antes. E o povo não fala nada. O lixo sai daqui e vai lá para Ipatinga, e qual a providência em 24 meses? Mudei a empresa. Mudou pra quê?”.
“Empresa de transporte público coletivo: não preciso nem falar disso”.
“Humanização no atendimento da saúde. Humanizou o atendimento na saúde? Piorou e muito.”
“Escola de tempo integral de qualidade: reduziu o horário e antecipou o calendário escolar; isso é qualidade, isso é o jeito novo de fazer política.”
“Ações que incentivem a geração de emprego e desenvolvimento. Em 24 meses, qual foi a ação ou incentivo para gerar emprego nesse município? quero saber, pois estou vendo é loja fechar, é o povo ficar desanimado, cabisbaixo.”