Moradores dos bairros Alto Esplanada, Belvedere, Braúnas, Sítio das Flores, São Pedro, Santos Dumont I e II, Floresta, Sir, Sion, Universitário, Chácara Boa Sorte, Conjunto Jother Peres, Vila Mariquita, Cardo, Alto Sir, Interlagos I e II, Capim e Porto Canoas, em Governador Valadares, estão com o abastecimento de água interrompido desde as 6 horas desta sexta-feira (2).
A informação é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que explicou que o motivo é a troca de registro de rede na Avenida Sete de Setembro. Por causa disso, o trânsito nessa via, no sentido Centro/bairro São Pedro, próximo da Avenida Tancredo Neves, está liberado apenas em meia-pista.
De acordo com o Saae, a partir das 18 horas a água chegará nesses bairros de forma gradativa, especialmente nas partes mais altas.
Transtorno
Quem mora em Governador Valadares, constantemente está tendo transtornos com as constantes suspensões no abastecimento de água.
Quando as interrupções são por motivos de manutenção, a Prefeitura costuma divulgar um aviso prévio para alertar os moradores.
Porém, muitas vezes se trata de um motivo inesperado, como problemas em equipamentos ou na rede, e os cortes são executados antes que a população seja avisada.
Em contato com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), O Olhar questionou o porquê de haver tantos cortes frequentes e o que o município pretende fazer para resolver definitivamente o problema.
Por meio de nota, a Prefeitura de Valadares disse que os cortes têm sido efetuados em virtude de manutenção e acidentes inesperados nas redes. “A rede de água da cidade é bastante antiga, tendo partes com mais de 60 anos desde sua instalação”. Para resolver o problema, a Prefeitura informou que está elaborando um projeto para fazer a substituição de toda a rede de água da cidade, incluindo as redes de amianto.
*Estagiário sob a supervisão da editora Andréa Costa