A mineradora Samarco (Vale-BHP Billiton), responsável pelo desastre ambiental ocorrido em outubro de 2015, vai pagar cerca de R$ 19 milhões aos moradores de Governador Valadares que aceitaram a proposta de receber cerca de R$ 1.000,00 pelos danos sofridos com o desabastecimento de água potável após o rompimento da barragem.
Os valores referem-se aos acordos firmados nos últimos dois meses, por meio do Programa de Indenização Mediada (PIM), da Fundação Renova, bem como aos processos de menores que dependem de homologação judicial.
Os recursos serão pagos até o final do mês de dezembro e deverão movimentar a economia na cidade e região. Além de Valadares, moradores dos municípios de Alpercata, Tumiritinga, Galileia, Resplendor, Itueta, Naque e os distritos de Pedra Corrida (Periquito) e Cachoeira Escura (Belo Oriente) também vão receber os pagamentos até o final do ano, totalizando cerca de R$ 25 milhões.
O coordenador do PIM, Aloísio Júnior, explicou que a finalidade é estimular as economias locais para tentar minimizar os impactos sofridos pela população com o rompimento e também com a crise econômica. “O cartão com o valor da indenização pode ser utilizado para saques ou usado para compras em supermercados, farmácias, restaurantes e lojas da cidade”.
Ao todo, cerca de 176 mil pessoas já foram atendidas pelo PIM, desde novembro de 2016, e pagos aproximadamente R$ 128 milhões.
De acordo com a Fundação Renova, os agendamentos do PIM para ressarcimento encerraram-se no dia 31 de outubro, porém, quem estiver com a documentação necessária para comprovar residência na cidade, quando ocorreu o rompimento da barragem, ainda poderá ser atendido nos escritórios da empresa.
Somente no município de Naque os agendamentos continuam até o dia oito de dezembro.
Serviço
Atendimento em Valadares:
Rua Bárbara Heliodora, 399, Mezanino A, Centro
Horário: segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e 13h às 18h, sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h
Rua Peçanha, 277, Centro
Horário: segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e 13h às 18h, sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h
Agendamento em Naque:
Central de Relacionamento: 0800-031-2303
Escritório: BR-381, KM 250, loja 6, Centro
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h