A dúvida que a população tinha entre acionar o Samu ou o Corpo de Bombeiros, em Governador Valadares, não vai mais ser um problema.
A partir de agora, tanto os números 192 quando 193 poderão ser acionados para atendimentos médicos ou de acidentes.
A união foi celebrada em uma solenidade de inauguração da Central Integrada de Operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.
Com intuito de acomodar as duas equipes, o 6º Batalhão de Bombeiro Militar passou por algumas adequações.
“Foram feitas algumas adaptações, repartições, alojamento, refeitório, farmácia e outros. Tudo para dar às equipes condições de prestar, cada vez mais, o melhor serviço para a comunidade. Acredito que esta união de forças seja um marco para a cidade e é o primeiro de muitos passos que vamos dar juntos para continuar salvando vidas”, ressaltou o major Luciano Barbosa, comandante da corporação.
Segundo o coordenador-geral do Samu, Edson Coimbra, a prestação do serviço conjunto de suporte de vida do Samu e do resgate dos Bombeiros deverá promover uma melhora significativa para a comunidade.
“Estamos muito estimulados com esta ação. Vamos continuar tendo a regulação das ocorrências pela equipe médica e, o melhor, com este alinhamento, vamos poder avaliar se é o caso de enviar uma ambulância do Samu ou dos Bombeiros ou, ainda, se é necessária a presença das duas. Agindo assim, vamos evitar que as duas equipes sejam enviadas para a mesma ocorrência”, disse.