SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA

0
165
semana do empreendedorismo sebrae começa na segunda dia 16

 

O Brasil tem a quarta maior taxa de empreendedorismo inicial do mundo. São 25,6 milhões de pessoas à frente de um empreendimento formal ou informal, com até 3,5 anos, no país, segundo o IBGE.

Minas Gerais responde por cerca de 10% desse contingente (2,6 milhões), boa parte dele envolvida na criação ou condução de um pequeno negócio.

Para inspirar, capacitar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no estado, o Sebrae Minas promove várias atividades, entre elas a Semana Global do Empreendedorismo (SGE).

A 13ª edição da SGE será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, mas a programação de capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas se estende ao longo de todo o mês, em vários municípios.

O tema deste ano é ‘A retomada da economia e o papel do empreendedorismo’.  Serão ofertadas diversas atividades digitais e presenciais, muitas delas gratuitas, sobre temas variados e para diferentes públicos.

Segundo dados da pesquisa GEM 2019, as mulheres já são metade dos empreendedores em estágio inicial do país e, por isso, grande parte da programação é dedicada a elas.

SGE Governador Valadares

Como parte da SGE na Rio Doce e no Vale do Aço, o Sebrae Minas, em parceria com a Univale, realiza virtualmente, dos dias 16 a 19 de novembro, na microrregião de Governador Valadares, o “Empreenda GV”. A ação gratuita tem o objetivo de discutir o empreendedorismo em setores que movimentam a economia da região.

Para o analista do Sebrae Minas Ramon Gonçalves, o evento trará uma reflexão importante sobre o papel do empreendedorismo em tempos de pandemia.

“As temáticas foram selecionadas de forma criteriosa para direcionar um conteúdo relevante aos principais segmentos econômicos de Governador Valadares, contribuindo assim para o desenvolvimento das empresas locais no enfrentamento da crise”, enfatiza Ramon.

Serão quatro dias de capacitação, sempre às 19h30 com as seguintes palestras:

  • 16/11 – Gestão ágil para pequenas empresas” com João Kepler

João Kepler é escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por três anos como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. Autor de sete livros (sendo dois bestsellers: “Smart Money” e “Gestão Ágil”). Seu mais recente livro: Se Vira Moleque!.

  • 17/11 –“Empreendedorismo no Agronegócio” com Pedro Mannato

Pedro Mannato é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). CEO do Olho do Dono, startup desenvolvedora de tecnologia com câmera 3D para pesar bois, considerada melhor startup da América Latina, no 1º Techcrunch Startup Battlefield Latam 2018, e melhor agtech do Brasil por três vezes consecutivas (Intercorte 2018, Lide Agronegócio 2019 e Embrapa Siagro 2019).

  • 18/11 – Empreendedorismo Acadêmico – Conexão Empresa-ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) e o case Biomimetic com Ana Elisa Antunes

Ana Elisa é analista de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Destaque Forbes Brasil Under 30, na área de ciência e educação.

  • “Experiência do Cliente no Varejo” com Thais Ferreira

Palestrante convidada do Sebrae Minas, consultora de experiência e visual merchandising e graduada em moda. Tem em seu portfólio marcas como Espaço Fashion, Enjoy, Claudia Rabelo, Malwee, Sebrae Minas, dentre outras multimarcas atendidas nesses 13 anos de varejo.

  • 19/11 – “Empreender Pós-pandemia” com Maurício Benvenutti

Maurício é escritor, empreendedor, mentor, palestrante e Cidadão Emérito pelo seu município (Vacaria/RS). Mauricio foi sócio da XP Investimentos, hoje é sócio da StartSe e autor dos bestsellers Incansáveis e Audaz. Há cinco anos no Vale do Silício, se tornou referência brasileira em inovação, sendo reconhecido no Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017. É também colunista do jornal O Estado de São Paulo e palestrante do TEDx.

Todas as atividades serão gratuitas. Podem se inscrever micro e pequenos empreendedores de Ipatinga e região. As inscrições estão disponíveis na plataforma do Sympla.

Pequenos negócios puxam a retomada

Apenas nos nove primeiros meses de 2020, 269.557 pequenos negócios foram registrados em Minas Gerais, um aumento de 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, considera o somatório de registros de microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa (MPE).

O resultado positivo é puxado pela formalização dos MEI, que teve um aumento superior a 7% no período. Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país.

Entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

*Com informações do Sebrae Minas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × 4 =