Servidores municipais de Governador Valadares participam nesta sexta-feira, 1º de abril, Dia da Mentira, de ato público em prol de 17% de reajuste salarial para toda a categoria e 33,24% no piso salarial dos professores do magistério.
A escolha do dia 1º de abril, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), Sandra Perpétuo, foi uma forma de protestar contra as diversas promessas feitas aos servidores municipais e não cumpridas pelo prefeito André Merlo (PSDB).
“Durante a campanha de reeleição, o prefeito prometeu nomear os aprovados no concurso público, no início de sua nova gestão, e hoje ele aplica sempre o discurso de que está dentro do prazo de dois anos, podendo renovar a validade para mais dois anos; também prometeu, no final do ano passado, que pagaria o piso nacional do magistério, garantindo ainda que a prefeitura estava preparada para conceder o reajuste aos professores da educação básica e agora diz que não tem condições; outra situação é ele afirmar que sempre recompôs as perdas salariais dos servidores, sendo que o ano passado a correção ficou abaixo da inflação”, enumera a sindicalista.
A manifestação acontece a partir das 16h, em frente ao prédio da prefeitura, e foi deliberada em assembleia geral no dia 25 de fevereiro, em que os servidores decidiram reivindicar um percentual de reajuste salarial acima do proposto pelo Executivo, de 10,06%.
Candidatos aprovados no concurso público realizado em 2020 também deverão se juntar aos servidores na manifestação de hoje à tarde, conforme informou o Sinsem-GV. Esta é a segunda vez, em menos de 30 dias, que funcionários públicos do município vão às ruas por melhores salários.
Outras pautas que serão cobradas durante o ato:
- Defesa do PAM e IPREM;
- Defesa dos pisos da Radiologia e Enfermagem;
- Reajustes da Lei 170;
- Defesa do Plano de Carreira;
- Rateio do Fundeb;
- Defesa dos pensionistas e aposentados;
- Pagamento de insalubridade e abono covid-19.