Sinsem-GV protesta contra falta de diálogo do prefeito André

0
475
sinsem protesta contra silêncio do prefeito
Silêncio do governo sobre pauta de reivindicações gera manifestações do sindicato. Foto: SinsemGV

 

O dia de hoje (8) foi marcado por manifestações do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV). Os atos aconteceram em frente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por volta do meio-dia, e na entrada da prefeitura, um pouco antes das 15h.

Devido à pandemia e para evitar aglomerações, não houve mobilização de servidores e apenas parte da diretoria do sindicato foi chamada a participar.

A presidente do Sinsem-GV, Sandra Maria Perpétuo, disse que os protestos em frente aos dois prédios públicos são uma resposta à falta de diálogo da gestão André Merlo (PSDB), que, segundo ela, se recusa a responder as solicitações do sindicato.

Entre elas, está o posicionamento da administração sobre a pauta de reivindicações da categoria, aprovada em assembleia dos servidores, em 2020. “Até agora o prefeito não se pronunciou sobre o assunto”, comentou.

Em seu discurso, Sandra Perpétuo destacou que o sindicato também busca um entendimento com a administração para que seja promovida a correção inflacionária da remuneração dos servidores de acordo com o índice de inflação IPCA, que fechou 2020 em 4,52%.

sinsem cobra diálogo do prefeito
Sindicalistas fazem manifesto em frente ao Saae. Foto: O Olhar

Ela também criticou a decisão da direção do Saee de pressionar os servidores do grupo de risco,  afastados das atividades devido à pandemia, a voltarem a  trabalhar sob o risco de perderem os adicionais de periculosidade e insalubridade.

Para a presidente, a morte do servidor do Saae, Antônio Cordeiro, no último dia 6, teria sido resultado da coação da autarquia e, portanto, deveria ser creditada ao governo. “Ele tinha mais de 70 anos e teve que voltar a trabalhar para evitar a diminuição do salário, que poderia afetar a rotina e os compromissos da família”, lamentou.

Como forma de evitar que mais servidores do grupo de risco contraiam a covid-19, a sindicalista reivindicou que eles permaneçam afastados até serem vacinados e que não haja alteração em seus salários, a exemplo do que vinha sendo feito desde 2020, “quando era ano eleitoral”, frisou.

Ao final, Sandra Perpétuo enfatizou que “servidor não tem que morrer de fome nem de covid”.

Prefeitura diz que não reconhece diretoria do Sinsem 

Logo após a manifestação em frente ao prédio da prefeitura, o governo divulgou uma nota justificando que não reconhece a legitimidade da atual diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais.

Veja abaixo a íntegra da nota:

em nota prefeitura diz que não reconhece eleição da atual diretoria do sinsem

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + 20 =