No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 divulgado na sexta-feira (4), pelo Ministério da Educação (MEC), três cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares obtiveram notas 4 ou 5.
O curso de Ciências Contábeis recebeu nota 5, sendo considerado muito bom, e os de Administração e Direito receberam nota 4, que significa que são cursos bons. Além destes, a graduação em Ciências Econômicas obteve nota 3, o que é considerado suficiente.
No total, 13 graduações da UFJF obtiveram notas 4 ou 5 no Enade, e todos os cursos avaliados ficaram acima da média nacional. O resultado foi considerado positivo pela diretora de Avaliação Institucional Michèle Farage.
“Foi um desempenho geral bom. Dos 15 cursos avaliados, 13 obtiveram nota 4 ou 5, o que é considerado bom e muito bom. Mas para além das notas, junto com o resultado do Enade são encaminhados relatórios que detalham os desempenhos dos estudantes de cada curso, confrontando com outras instituições de ensino. Esses dados são importantes para análise dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso, que podem traçar estratégias conforme o desempenho dos alunos e alunas.”
A nota máxima na graduação em Ciências Contábeis foi comemorada no Campus Valadares. “Ela representa uma vitória para todos os docentes, discentes, TAEs e para toda a região do Vale do Rio Doce. Estamos muito felizes e realizados com a nota máxima do Enade e também por ela ter ficado acima da média nacional”, considerou a coordenador do curso da UFJF-GV.
De acordo com o coordenador do curso de Direito do campus avançado, João Paulo Araújo, a nota 4 reflete o avanço experimentado nos últimos anos. “As médias do curso foram superiores em comparação ao esta, à região e ao país, tanto no componente de formação específica, como, e especialmente, no componente de formação geral. A notícia é igualmente motivo de honra e orgulho pelo trabalho que todos desempenhamos”, disse.”
Já a coordenadora do curso de Administração da UFJF- GV afirma que a nota 4 obtida é a comprovação de que os esforços empregados em capacitação docente e em alinhamento com as demandas das comunidades interna e externa foram reconhecidos. “Nossa expectativa é que, com o amadurecimento enquanto curso, com a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, e diante das realidades que percebemos com a unidade Vila Bretas, teremos condições de buscar a nota 5 na próxima edição”, projeta Juliana Goulart.
Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas em GV, John Leno, o resultado reflete o desempenho dos alunos e o amadurecimento da graduação. “Os alunos que estão sendo formados pelo curso de Economia da UFJF em Governador Valadares são preparados para o mercado e também para os desafios que vão enfrentar em qualquer área em que atuem, tanto no setor público quanto no privado”, avalia.
Com informações da Assessoria de Comunicação|UFJF Campus GV.