A Turma do Bob, da Escola Sesi de Governador Valadares, voltou a fazer bonito neste domingo (8), ao conquistar o primeiro lugar geral no Festival Nacional de Robótica que aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Em fevereiro, os alunos venceram também a etapa mineira do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League), em Contagem (MG). Com a vitória deste domingo, a equipe está classificada para a etapa internacional que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro.
O desafio mundial deste ano, batizado de “City Shaper”, era apresentar projetos que ajudem a resolver problemas do dia-a-dia das cidades. A equipe valadarense apresentou como solução inovadora o reaproveitamento das campanas dos orelhões, transformando-os em lixeiras, cadeiras, balanços, dentre outros, afinal, são mais de 40 mil orelhões retirados só na região de Valadares e que estão à espera de serem transformados e reaproveitados.
Participaram da competição cerca de dois mil estudantes, entre 9 e 18 anos, distribuídos em 168 equipes que aplicaram em seus robôs os conhecimentos de disciplinas da área de exatas como matemática, ciências e outras ligadas à tecnologia.
A Turma do Bob é formada pelo Técnico Thulyo Menezes, o professor Douglas Miguel e pelos alunos Antônio Neves, Gabriel Cruzati, Guilherme Vendramine, Lara Oliveira, Julia Leite e Luiz Fernando.
Para Gabriel Cruzati, a conquista da equipe representa um marco na história da robótica em Minas. “É a primeira vez que uma equipe fora de São Paulo consegue uma premiação dessa. É a nossa primeira vez no Festival Nacional e conseguimos esse destaque grandioso”, comemorou.
O estudante Antonio Caetano Neves disse que o sentimento é de alívio e dever cumprido, devido ao desempenho e esforço em toda a temporada. “Foi quase um ano de muito trabalho, muita dedicação para chegarmos a esse resultado. Posso dizer que foi merecido”, afirmou.
Com informações da Assessoria de Comunicação|Fiemg Regional Rio Doce.