Vacinação contra sarampo e influenza começa em abril

0
348
campanha vacinação contra sarampo e influenza começa em abril
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acontece em Governador Valadares, no próximo mês de abril, três campanhas de vacinação: contra o sarampo e contra a influenza, de 4 a 3 de junho, e o dia “D”, em 30 de abril, para intensificar as duas campanhas e expandir o número de pessoas vacinadas.

Na campanha de vacinação contra o sarampo, serão vacinadas crianças entre seis meses e  menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde, no intuito de atualizar a situação vacinal contra a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a doença e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação da covid-19.

Influenza

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde, minimizar a carga da doença e os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19.

Durante a campanha, serão vacinadas crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também serão vacinadas pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A campanha contra a influenza coincidirá com a vacinação contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário. Assim, deve-se priorizar a administração da vacina contra a covid-19 para todas as crianças que ainda não foram vacinadas, respeitando-se o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 devem ser respeitadas nas ações de vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + 2 =