Três candidatos a deputado federal de Governador Valadares foram eleitos neste domingo (7) para ocuparem três das 513 vagas na Câmara dos Deputados. Com a eleição do empresário Hercílio Coelho Diniz (MDB) e do comerciante Euclydes Pettersen (PSC), mais a reeleição do deputado Leonardo Monteiro (PT), a região aumenta a representação em Brasília.
Até então, na legislatura que termina em dezembro, dois deputados representam Valadares e região – Leonardo Monteiro e Brunny – Bruniele Ferreira Gomes.
O candidato de Valadares eleito com mais votos foi o empresário Hercílio Coelho Diniz, com um total de 120.489 votos, quase o dobro da votação obtida por Leonardo Monteiro, com 68.686, e por Euclydes Pettersen, 65.316.
Estadual
Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dois candidatos foram eleitos: Celise Laviola (MDB) e Coronel Sandro (PSL). Embora não sejam naturais de Governador Valadares, os dois residem no município.
A deputada Celise Laviola foi reeleita para o segundo mandato com 57.412 votos. O candidato Coronel Sandro, que cumprirá seu primeiro mandato a partir de janeiro de 2019, obteve 48.533 votos.
Dessa forma, Valadares poderá contar com cinco representantes a partir de 2019: três deputados federais, dos partidos MDB, PT e PSC, e dois deputados estaduais, das siglas MDB e PSL.
Veja a votação dos outros candidatos (não eleitos) de Governador Valadares:
Deputado Federal:
Deputado Estadual:
O candidato ao Senado Federal Coronel Lacerda (PPL), que mora em Governador Valadares, obteve 307.197 votos.
A candidata a deputada estadual Juliana Matias, do PSB, teve a votação anulada.