Nos últimos dias, um ar cinzento tomou conta de várias cidades do país. Em Governador Valadares não foi diferente e o motivo é preocupante. Segundo o site Queimadas INPE, nos dias 19 e 20 de agosto o município esteve entre os 30 que mais registraram focos de queimada em todo Brasil.
De acordo com a climatologista do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Daniela Martins Cunha, Governador Valadares foi a única cidade do estado presente no ranking do INPE nestes dois dias, figurando em 26º lugar, com 213 focos. Todos os outros municípios são das regiões Norte e Centro-Oeste.
A climatologista explicou que as massas de ar amazônicas chegam à região de Governador Valadares e trazem características daquela atmosfera.
“Se lá está muito poluído, logo, podem trazer esse material em suspensão, assim como trazem a umidade. No entanto, o que percebemos é que a atmosfera local, próximo à superfície, foi afetada principalmente pela poluição daqui mesmo, fruto das queimadas”, ressaltou.
Ainda segundo Daniela, os danos provocados pelas queimadas não ficam restritos à área de ocorrência, já que a atmosfera não tem limites. “Esse ar poluído pode afetar e causar danos à saúde da população em extensas áreas, transpondo limites municipais, estaduais e, até mesmo, as fronteiras dos países”, disse ela.
O ar acinzentado pela fumaça das queimadas é carregado de material extremamente prejudicial à saúde, que pode provocar danos ao sistema respiratório e cardiovascular.
Daniela explicou ainda que o tempo nublado desta quarta-feira (21) se explica por conta de uma frente fria que trouxe nebulosidade para a região. Segundo ela, nada tem a ver com o que aconteceu em São Paulo nesta terça, quando o dia “virou noite” por causa de uma frente fria aliada à massa de poluição proveniente da Amazônia.
A climatologista disse ainda que a nebulosidade contribui ainda mais para reter a poluição na baixa atmosfera, o que pode explicar o tempo “acinzentado”.
[…] Colapso do sistema penal, ameaça de colapso nas universidades públicas, colapso socioambiental. Acostumamos com os infindáveis colapsos deste modo de vida a ponto de ninguém duvidar da possibilidade de rompimento de outra barragem, ou que daqui algumas semanas com a chegada do período seco, este município figurará entre “os 30 que mais registraram focos de queimada em todo Brasil”. […]