A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares monitora quatro casos suspeitos do novo coronavírus. São três adultos e uma criança, todos pacientes que chegaram recentemente da Europa.
A afirmação foi feita pelo secretário Municipal de Saúde Enes Cândido, em entrevista a uma TV local nesta sexta-feira (13).
Segundo ele, em reunião nesta manhã, ficou definido a edição de um decreto municipal como uma das ações para controle da disseminação do vírus na cidade.
Entre as medidas a serem previstas pelo decreto está a restrição de visitas a pacientes internados no Hospital Municipal (HMGV), além do fechamento da Policlínica por um período de aproximadamente 21 dias.
Também serão canceladas, disse o secretário, todas as cirurgias eletivas agendadas para os próximos dias e haverá diminuição do número de estagiários dos cursos de medicina dentro do hospital e demais unidades de saúde.
Enes Cândido afirmou ainda que o Hospital Municipal está preparado tecnicamente e administrativamente para prestar atendimento a eventuais pacientes com o novo coronavírus.
No entanto, o secretário sugere que quem apresentar sinais de gripe e quiser tirar dúvidas deve evitar se dirigir ao HMGV. O melhor, avisa ele, é o paciente ficar em casa onde receberá uma equipe da secretaria.
“No decreto será informado um número de telefone fixo e móvel e quem tiver dúvidas sobre os sintomas deve entrar em contato e uma equipe de profissionais da saúde vai se deslocar até a casa desse paciente”, garante.
Divulgação
No site da Prefeitura e em suas redes sociais, não há nenhuma informação sobre o número de casos suspeitos da doença, tampouco houve divulgação da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, para definir ações de prevenção, até a publicação desta matéria, às 14h24.
Além disso, a situação do coronavírus em Governador Valadares não está sendo repassada a todos os veículos de imprensa da cidade, o que seria importante, haja vista que a divulgação de informações e esclarecimentos é fator fundamental para maior segurança e tranquilidade de todos e uma aliada para o enfrentamento ao novo coronavírus.