O Movimento Vem Pra Rua realizou um ato em Governador Valadares, na noite desta terça-feira (3), em favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A manifestação teve início às 18 horas na Avenida Minas Gerais, no trecho em frente à Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, e também protestou contra o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Cerca de 500 pessoas, em Valadares, participaram do ato que acontece em várias cidades do Brasil um dia antes do julgamento do pedido do habeas corpus preventivo do ex-presidente.
O locutor de rádio Wallace de Paula liderou a manifestação gritando palavras de ordem como “Lula na cadeia”, “Nós somos os patrões” e “Político é nosso funcionário”.
O protesto foi pacífico e terminou às 19h30.
Vem Pra Rua
QUEM SOMOS?
O Vem Pra Rua é um movimento suprapartidário, democrático e plural que surgiu da organização espontânea da sociedade civil para lutar por um Brasil melhor. Brasileiros de todas as regiões do país, de todas as classes sociais e de todas as idades passaram a se mobilizar, desde o final de 2014, contra a grave situação econômica, política e social pela qual passamos. Preocupados com os rumos que tomava a política brasileira, sequestrada que estava e está por gente incompetente, despreparada e sem compromissos com o país, alarmados com os casos de corrupção de proporção cada vez mais gigantesca, que consomem nossas riquezas e energias como Nação, e indignados com o agravamento da crise econômica – com suas consequências sociais –, nós, cidadãos brasileiros, não podemos deixar que a política seja feita apenas nos gabinetes: já era hora de a política tomar as ruas! Foi por isso que o Vem Pra Rua levou, juntamente com outros movimentos da sociedade civil, mais de 2 milhões de pessoas às ruas de todo o Brasil em 4 grandes manifestações contra a corrupção e o desgoverno que ameaçam nossa sociedade.
O QUE QUEREMOS?
Nós do Vem Pra Rua queremos um Brasil livre da corrupção, uma política feita com ética e um Estado desinchado e eficiente. Queremos um Brasil verdadeiramente democrático e justo, e não há democracia nem justiça com corrupção, incompetência e autoritarismo. Uma sociedade democrática não pode ser refém de um governo ou de partidos autoritários, que sequestram bandeiras e causas da população, cassam a palavra e os anseios das pessoas e julgam-se acima do bem e do mal. Uma sociedade justa não pode aceitar a impunidade dos poderosos da República, sejam eles políticos ou governantes, empresários ou banqueiros, pois ninguém pode atuar à margem da lei. Combater a corrupção, erguer a bandeira da ética na política e defender um Estado capaz de servir a sociedade, e não o contrário, é o caminho para um Brasil democrático e justo.
FORMAS DE MANIFESTAÇÃO
O Vem Pra Rua já levou mais de 2 milhões de pessoas às ruas de todo o Brasil nas manifestações de 2015. Em parceria com diversos outros movimentos sociais, engajamos a sociedade civil brasileira e mobilizamos as pessoas para participarem de grandes manifestações e passeatas em mais de 240 cidades brasileiras. Ir às ruas, protestar e reivindicar é um princípio básico das democracias e de uma sociedade aberta. Contudo, não é só nas passeatas e nas manifestações que se “vai à rua”: podemos mobilizar nossos amigos e conhecidos nas redes sociais, podemos nos organizar para cobrar de políticos e de funcionários do Estado brasileiro, podemos nos engajar na tarefa de cobrar de nossos representantes – nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas, no congresso federal – para que sejam honestos, transparentes e eficazes na defesa dos interesses de nosso país. A rua não é só a manifestação: é onde acontece a sociedade brasileira.
Com informações do Vem Pra Rua.