O vereador de Governador Valadares, José Roberto da Neiva Ferreira, do PDT, conhecido como Betinho Detetive, foi condenado nesta quinta-feira (22) a 13 anos de prisão por crimes de estelionato, extorsão, corrupção e roubo, cometidos em 2004. Ele integra o quadro de detetives da Polícia Civil desde 1986 e vai recorrer em liberdade.
Além dele, outros cinco réus, entre empresários e policiais civis, que respondem pelo mesmo crime, também foram condenados: Emerson Antônio Fróis, Evandro Geraldo Fróis, Antônio Costa Mendes, José Pinheiro Azevedo, Waldimir Andrade Silva. Alguns já tiveram a prisão decretada.
Betinho Detetive, 53, assumiu pela primeira vez o mandato de vereador em janeiro de 2017. Ele foi o quinto mais bem votado nas últimas eleições, com 1.972 votos.
Como a condenação criminal ainda é passível de recurso, ele continuará atuando como legislador na Câmara Municipal. O vereador só perderá o mandato após sentença transitada em julgado.
O Olhar entrou em contato com o advogado do parlamentar, Artur Gonzaga, mas ainda não houve retorno. A Câmara Municipal também foi procurada, mas até a publicação desta matéria, não enviou resposta.