VEREADOR DENUNCIA AO MP QUE SAMU PRESTA SERVIÇO PARA EXPOAGRO À CUSTA DO MUNICÍPIO

0
367
vereador marcion ferreira pr
Vereador Marcion fez denuncia no MP de cessão de servidores do Samu para evento particular (Foto: Divulgação)

A cessão de servidores do município para prestar atendimento à saúde na Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro GV)  foi alvo de denúncia no Ministério Público Estadual, no último dia 6, feita pelo vereador Marcion Ferreira (PR).  

Segundo ele, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas, todos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além de uma ambulância do Samu, foram colocados à disposição da Expoagro GV durante os 11 dias do evento.

A “Escala de Eventos: Expoagro 2018” elaborada pela Secretaria de Saúde, mostra que o revezamento entre os funcionários teve início no dia cinco, das 13 às 19 horas, e vai até o dia 15, das 18 às 3 horas.

O vereador afirma que a medida implica no pagamento de horas extras à cerca de 35 servidores. Como vários nomes serão escalados mais de uma vez, no final das contas, o município terá que desembolsar horas extras para aproximadamente 90 pessoas, disse ele.

“O prefeito de Valadares, que em março decretou estado de calamidade financeira na saúde, está custeando com recursos públicos uma obrigação que deveria ser da União Ruralista Rio Doce, promotora da Expoagro GV, uma festa particular que visa resultados financeiros”,  argumenta Marcion.

O vereador contou que na madrugada de sábado, dia 7, esteve na Expoagro e confirmou a presença de servidores do Samu no Posto Médico do parque de exposições. Para reforçar a denúncia feita ao MP,  ele disse que registrou um boletim de ocorrência no local, com nomes e funções dos membros da equipe técnica.

samu expoagro gv
Vereador Marcion esteve no posto médico da Expoagro GV e registrou boletim de ocorrência

Já a assessoria de imprensa da União Ruralista informou, por meio de nota, que “as vezes em que o Samu adentrou o parque foi para algum atendimento emergencial, correspondendo às situações e se retirando brevemente do local. Vale lembrar que a equipe médica que está no Parque de Exposições é contratada/particular para atender e assegurar o evento”, diz a nota.

O Olhar apurou, no entanto, que os nomes registrados no boletim de ocorrência são de servidores da Secretaria Municipal da Saúde, todos eles lotados no SAMU – Tinzia Márcia Alves de Carvalho, médica; Sabrina Cadetti Dias, enfermeira; Ana Augusta Miranda, técnica de enfermagem; e Adenilson Gonçalves Leite, motorista.

Segundo relatado no boletim de ocorrência da PM, nenhum dos servidores estava usando o uniforme do Samu.

O prefeito de Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), foi procurado para informar se há algum termo de cooperação assinado entre a prefeitura e a União Ruralista autorizando a cessão de servidores e o custo desses serviços para o município, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Marcion Ferreira lembrou ainda que quando o cidadão liga para o Samu, muitas vezes recebe a resposta de que não há ambulância disponível, ou o atendente encaminha o usuário para o médico regulador antes de liberar o veículo para socorrer o paciente.

“Eles estão certos, estão cumprindo o protocolo do Samu. Só não entendemos o motivo de abrir mão disso para colocar ambulância e servidores pagos pelo município à disposição de uma festa particular, que cobra do público, em detrimento da grande demanda da cidade”, finalizou o vereador.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro + 19 =