A Vigilância Sanitária (VS) de Governador Valadares apreendeu, na manhã desta terça-feira (29), 1.200 quilos de carne clandestina. A apreensão se deu após trabalho de investigação feito pelo órgão.
Fiscais da Vigilância aguardaram na rodovia Rio Bahia, desde as 5 horas, a passagem do caminhão que realizava o transporte ilegal e seguiram o veículo até o bairro Grã-Duquesa, onde parte da mercadoria seria entregue em um açougue.
No local, o veículo foi apreendido. De acordo com os fiscais, a placa do caminhão é de Sabinópolis (MG), e, provavelmente, a mercadoria estaria sendo distribuída pelas mesmas pessoas que, em dezembro do ano passado, tiveram 4,630 kg de carne bovina apreendida no Mercado Municipal, em Valadares.
Fiscais da VS também informaram que há suspeita de o carimbo de inspeção federal ter sido falsificado, assim como a nota fiscal.
Ainda segundo a equipe da Vigilância, a carne estava armazenada de forma irregular no interior do caminhão, que continha ferrugens em vários locais e ainda perfurações. Além disso, a carne não estava embalada e encostava no piso do baú.
A carne apreendida será encaminhada a um frigorífico local para ser inspecionada. Caso esteja contaminada, deverá ser destinada à graxaria para destruição.
Risco
A ingestão de carne sem inspeção sanitária pode resultar em uma série de doenças, como infecções alimentares e zoonoses. A venda de produto impróprio para consumo é crime e a pena é de 2 a 5 anos de detenção ou pagamento de multa.