Votação é hoje: vereadores de Valadares se dão 9% de correção salarial

0
190
Vereadores de Valadares se dão 9% de revisão salarial
Vereadores votam hoje (7) reajuste em seus salários superior à proposta para servidores do Executivo. Imagem: Divulgação

Vereadores de Governador Valadares votam, na noite desta sexta-feira (7), em segunda e final discussão, o projeto de Lei 126/2023 que concede revisão de 3,21% nos salários de vereadores e servidores do Legislativo, a partir de novembro, mais 5,79%, retroativo a janeiro, referente à correção inflacionária do acumulado de 2022.

Um projeto de lei de autoria do Executivo, que trata da revisão salarial do funcionalismo público municipal, também tramita no Legislativo e deverá ir à votação na segunda-feira (10). Nele, porém, o prefeito André Merlo (sem partido) concedeu apenas a correção inflacionária aos servidores, e nada mais.

“Um absurdo”, critica a presidente do Sinsem-GV (Sindicato dos Servidores Municipais), Sandra Perpétuo: “deveriam aplicar o mesmo percentual para todos os servidores. Se vão conceder 3,21% em novembro para a Câmara, que seja feito o mesmo para os servidores do Executivo, que também têm perdas acumuladas dos últimos anos, além de outras, com o reajuste do PAM, do Iprem. Então que se faça justiça para todos os trabalhadores do município, não apenas para os vereadores”.

A vereadora Gilsa Santos (PT) apresentou emenda ao projeto do Executivo concedendo, a exemplo da iniciativa da Mesa diretora da Câmara, o mesmo percentual de 3,21% para os demais servidores do município, de forma a recompor perdas anteriores. “A finalidade é conceder aos servidores do poder executivo o mesmo reajuste que está sendo dado aos do Legislativo, inclusive para nós, vereadores”, argumenta Gilsa.

Resta, agora, aguardar segunda-feira para ver se os vereadores – que têm subsídios bem mais elevados do que a grande maioria dos servidores do município -, vão se comportar como se tivessem mais direito a ter salários melhores reajustados ou vão sair em defesa dos trabalhadores do município, que também os elegeram, em pelo menos uma das duas situações:

    • atendendo o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), que já foi atrás dos parlamentares da bancada governista para que eles convençam o prefeito André Merlo (sem partido) a enviar uma nova proposta acima do percentual da inflação;
    • aprovando a emenda da vereadora Gilsa dos Santos (PT), que acrescenta ao PL do Executivo um reajuste de 3,21% nos vencimentos dos servidores do município, a exemplo do que fez a Mesa Diretora da Câmara.

É esperar para ver!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 5 =