A Câmara de Governador Valadares rejeitou, na noite desta quarta-feira (1º), o pedido de cassação do mandato do vereador Weter Gonçalves dos Santos (PTC), ou Careca do Santa Rita. Dos 21 vereadores, 18 votaram contra a admissibilidade da denúncia e dois votaram a favor. O vereador Careca não vota.
A votação foi nominal, sem discussão ou justificativa de voto. Ao final da votação, o presidente do Legislativo, Regino Cruz (Podemos), declarou que o plenário não aceitou o pedido e determinou o seu arquivamento.
+ Careca do Santa Rita: pedido de cassação será lido hoje na Câmara
+ Acusação de agressão pode custar mandato do vereador Careca
+ Jovem registra BO contra vereador de Valadares por agressão e abuso de autoridade
A denúncia foi protocolada no último dia 16, na Secretaria da Câmara, tendo como fundamento o episódio em que o vereador teria agredido a voluntária na Associação Habitacional Nova Terra, a estudante de Direito Júlia Fialho Marques, de 20 anos.
O parlamentar teria tentado adentrar a sede da entidade para ser atendido antes do horário de abertura do local para o público.
O caso ocorreu no dia 13 de outubro. Careca do Santa Rita admitiu ter estado na sede da associação, porém, negou que tenha agredido ou ameaçado a estudante.
Júlia Fialho registrou um BO contra o vereador, bem como entrou com representação criminal no Ministério Público Estadual solicitando abertura de inquérito civil para apurar os atos cometidos pelo vereador.
Votaram a favor do recebimento da denúncia contra Careca:
Gilsa Santos (PT) e Cézar Ribeiro (PT).
Votaram contra o recebimento da denúncia contra Careca:
Alê Ferraz (DEM), Betão do Porto (Rede), Cabo Amorim (PSDB), Emanuel Miranda (PSDB), Ênes Cândido (DEM), Fernando da Luz (PTC), Igor Costa (PSC), Jamir Calili (Podemos), Jepherson Madureira (PSC), João Bosco (PRB), Juarez Gomes (PSL), Juarez Mototáxi (Avante), Kátia Reis (PDT), Mauríco Dutra (MDB), Pastor Elias de Jesus (PSD), Paulinho Costa (PDT), Regino Cruz (Podemos) e Roncali da Farmácia (PV).