ELEIÇÕES 2020: ELEITORES SEM MÁSCARA SERÃO PROIBIDOS DE VOTAR; CONFIRA AS ORIENTAÇÕES

0
175
uso de máscara será obrigatório nas eleições 2020
Eleições municipais deste ano serão realizadas em novembro. Foto: Divulgação

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (8), o plano de medidas sanitárias que será adotado durante as eleições municipais para evitar contaminações de Covid-19.

Uma das medidas prevê que o eleitor que estiver sem máscara será proibido de votar. Além da máscara, o eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos (a “cola eleitoral’) para votar o mais rápido possível.

O eleitor também será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Pessoas que tiverem febre ou Covid-19 nos 14 dias antes das eleições não devem comparecer ao pleito. Elas poderão justificar a falta depois.
Quem não estiver na cidade onde vota, poderá justificar a ausência por meio de aplicativo de celular no dia da votação.

As eleições deste ano já haviam sido adiadas: o 1º turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro e o 2º, de 25 de outubro para 29 de novembro, mas outra novidade foi anunciada ontem pelo TSE.

O tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h, sendo das 7h às 10h preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que “essas são as medidas que nós tomamos para conciliarmos esse rito vital para democracia que é a realização das eleições, com a produção da saúde da população. O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança”, disse ele durante a reunião.

As orientações sanitárias elaboradas pela consultoria sanitária serão apresentadas à população por meio da campanha “Vote com Segurança”, que será exibida nas rádios e televisões de todo o país a partir de outubro.

Para baixar ou ler a íntegra do Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais de 2020 clique aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × um =