Governador Valadares tem quatro novos distritos

0
9551
valadares ganha quatro novos distritos
Córrego dos Melquíades, Córrego dos Bernardos, Porto das Cachoeiras e Vila Nova Brasília agora são distritos de valadares. Foto: Fábio Monteiro

Governador Valadares passa a contar com quatro novos distritos municipais: Córrego dos Melquíades, Córrego dos Bernardos, Porto das Cachoeiras e Vila Nova Brasília.

A atualização na lista de subdivisões municipais do país foi divulgada nesta terça-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento atual é referente a 2021 e traz o acréscimo de 18 distritos, todos integrantes de municípios de Minas Gerais.

Com a nova subdivisão, Valadares soma, agora, 16 distritos:

1- Alto de Santa Helena
2- Baguari
3- Brejaubinha
4- Xonin
5- Chonin de Baixo
6- Derribadinha
7- Penha do Cassiano
8- Santo Antônio do Pontal
9- Goiabal
10- São José do Itapinoã
11- São Vítor
12- Vila Nova Floresta
13- Córrego dos Melquíades
14- Córrego dos Bernardos
15- Porto das Cachoeiras
16- Vila Nova Brasília

Municípios

Mesmo com a atualização, a estrutura territorial brasileira mantém seus 5.568 municípios, o mesmo número desde 2013. Somam-se a esses municípios um distrito federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

Segundo o IBGE, as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2021, totalizaram 10.649 distritos municipais contra 10.631 em 2020. O número de subdistritos se mantém: 683.

As diferenças estão relacionadas à extinção pelos municípios dessas estruturas territoriais, o que se reflete nos cadastros do IBGE.

A Divisão Territorial Brasileira (DTB) detalha a estrutura territorial do país, enumerando as macrorregiões, unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, além de suas subdivisões internas, os distritos e subdistritos ou regiões administrativas.

As tabelas com essas informações podem ser acessadas pelo Portal do IBGE, clicando aqui.

O Instituto sistematiza todas essas informações, monitorando eventuais alterações na Divisão Político-Administrativa, por meio de atualizações anuais.

Com informações da Agência Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 4 =