MONARQUIA: REVEJA SEUS CONCEITOS!

0
1248

Em 1889 um Golpe Militar derrubou a Monarquia e implantou a República.

E pensar que já naquela época ninguém respeitou a vontade popular. Dom Pedro II era amado e respeitado pelo povo, mas odiado pelas elites por ter extinguido a escravidão e ter aberto o mercado de trabalho à mão-de-obra estrangeira.

Também naquela época o Congresso (Câmara e Senado) só se movia à custa de propinas. É célebre o episódio em que logo após assinatura da “Lei Áurea” pela Princesa Isabel, o riquíssimo Barão de Cotegipe, dono de terras e escravocrata de primeira linha aproximou-se da princesa ainda sob os aplausos que ela recebia e em alto e bom som disse-lhe: _”Vossa Alteza acaba de libertar uma raça… e de perder o Trono!”

Sim! A elite brasileira, mesmo com Títulos e Diplomas sempre foi ignóbil e mesquinha.

Já na malsinada República, quando Juscelino Kubitschek, brilhante médico mineiro, de origem humilde, tentou mudar a história do Brasil nos anos 50, lançando o seu audacioso plano de fazer o país prosperar 50 anos em 5, também enfrentou profunda oposição. Logo em seguida ao seu governo veio novo Golpe Militar de 1964 apoiado pela mesma e eterna elite casca grossa, expulsando JK para o exílio e afundando o Brasil no lodo de uma ditadura absurda e inconsequente.

Infelizmente, após os “Anos de Chumbo” implantados pelos militares, a República ainda não aprendeu a respeitar o povo. Praticamente todos os Presidentes, Congressistas, Governadores e Prefeitos do pós-ditadura enriqueceram a si e aos seus às custas da roubalheira e do desvio de verbas que deveriam ser usadas em benefício do povo.

Hoje, 132 anos depois da derrubada da Monarquia a história continua sendo deturpada para o favorecimento de certos setores e da elite. A Rede Globo levou ao ar há 6 anos, uma novela (Lado a Lado) em que retratava as lutas e dificuldades dos escravos logo após a abolição. Como sempre, deturpando a História, ao associar a Monarquia à escravidão e a República com o abolicionismo. Mentira! Os Republicanos não estavam nem aí, para os escravos ou para o povo.

O negócio era o “PODER”. E desde aquela época, essa elite “casca grossa”, mancomunada a seus lacaios militares faz qualquer coisa pra se manter no poder a qualquer custo. É lamentável que desde o Brasil Império as forças militares se prestem ao golpismo das elites em troca de benesses e favorecimentos.

Hoje não só a Câmara e o Senado estão profundamente chafurdados na lama da propina, como também falta ao povo brasileiro o direito à informação, tão negado pelos meios de comunicação à guisa da defesa de interesses escusos. Jornais, TVs, e a mídia institucional, pregam uma “mentira conveniente” para serem coniventes e fruidores dos recursos públicos desviados e, assim, ajudam a formar uma opinião pública aleijada, parcial, burra e subserviente.

Por que será que um plebiscito sobre um possível retorno à uma “Monarquia Parlamentarista” no Brasil causa tanto espanto e ojeriza?

Por que será que os ingleses amam tanto a Rainha Elizabeth? E por que será que os Japoneses amam tanto ao Imperador Naruhito? E os Suecos, Dinamarqueses, Holandeses, Noruegueses, e até os Espanhóis amam os seus monarcas? Alguém já questionou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) destes povos? Será que eles é que estão errados e nós certos?

Acho que está na hora de nós, Brasileiros, repensarmos nosso sistema de Governo. Uma mudança radical pode ser a saída pra tanta sujeira e corrupção na política.

Acham mesmo que “Impeachment” vai mudar alguma coisa? Já vimos esse filme antes. E não quero ver a reprise. BASTA DE ILUDIR O POVO BRASILEIRO! Pagamos altos impostos para não recebermos nada em troca. Sem saúde, sem educação, sem segurança, sem trabalho, sem moradia. Até quando?

A propaganda anti-monarquia foi tão terrível no Brasil, ao longo dos anos, que boa parte dos brasileiros tem um conceito totalmente deturpado quanto ao Regime Monárquico. O medo dos opositores inventa a figura de que monarquias são sinônimos de atraso, escravidão e um sem número de asneiras.

O que fazem atualmente, Senadores, Deputados, Presidentes, Ministros, e toda a classe política senão roubar, defraldar, conchavar e espoliar o povo brasileiro deixando este mesmo povo numa condição análoga a de escravos? Alguém dirá: Mas agora temos até bondinhos na favela, isso sim é qualidade de vida! Pra quem? Já viu deputado morar em favela? Aliás, alguém já viu favela na Inglaterra? Barracos de madeira na Holanda ou qualquer outro país monárquico? As casas do Minha Casa Minha Vida, são boas? Então por que os políticos não moram nelas?

Gente, somos um dos países mais ricos do Mundo! Então, por que tanta miséria? Tanta desigualdade? Tanto abandono? BASTA!

Não existe Regime de Governo perfeito, contudo, a Monarquia Parlamentar é de longe o menos corrupto e o mais econômico em termos financeiros. Após um plebiscito, a Espanha retornou à Monarquia Parlamentar em 1975, como exemplo mais recente, e, em Portugal, o debate já está bastante avançado.

É sim urgente repensar ao menos a hipótese da “Monarquia Parlamentarista no Brasil”. Que tal evoluir?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − onze =