PREFEITO ANDRÉ LAVA AS MÃOS: “DAQUI PRA FRENTE, QUEM QUISER AGLOMERAR, É PROBLEMA DELA”

6
493
prefeito diz em vídeo, que não acredita em isolamento social como combate ao novo coronavírus
Em vídeo que foi parar nas redes sociais, André Merlo fala que não acredita em isolamento social e que é a favor do comércio aberto

Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais e grupos de WhatsApp na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), afirma, durante uma reunião, que é a favor do comércio aberto e que não acredita na proposta “simplória” de isolamento social como combate à pandemia do novo coronavírus.

O prefeito também minimiza a responsabilidade que cabe aos gestores quanto à contenção da propagação do vírus, e joga para a população a incumbência de se resguardar neste período de surto do vírus, cumprindo o distanciamento entre as pessoas e, quando possível, as medidas de isolamento.

“Estão querendo politizar [a pandemia], isso é questão de consciência da sociedade. Será que se tivéssemos isolado de fevereiro pra cá teríamos somente 10 ou 15 [mortes] ou teríamos 100, com outros problemas que não seriam Covid, como por exemplo suicídio?, questiona.

Em um outro trecho, André Merlo argumenta que “fizemos isolamento agora final de semana, totalmente ineficiente, quer dizer, não teve isolamento, parece que o pessoal tá desafiando o decreto do prefeito. Eu fui convidado pra churrasco, então propor isolamento pra ficar fazendo festa é completamente incoerente”. E completa: “daqui pra frente vai ser assim, quem quiser aglomerar, é problema dela”.

Veja o vídeo:

 

Contramão

Ao ‘lavar as mãos’ para medidas que limitam a aglomeração de pessoas ou de isolamento social, conforme recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – e adotado pela maioria dos países, o prefeito André Merlo pode abrir um precedente para impactos sociais imprevisíveis na cidade.

Nota técnica emitida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), no último mês de abril, alertou que governadores e prefeitos, ao decidirem flexibilizar isolamento social sem respaldo técnico, precisam garantir que o sistema de saúde esteja preparado para atender casos ou podem incorrer em ‘improbidade administrativa’.

A ação por improbidade administrativa, segundo a nota técnica, pode resultar em ressarcimento dos danos à sociedade, perda da função pública e inelegibilidade.

Na avaliação da PFDC, a decisão de reabrir o comércio e permitir que as pessoas voltem às ruas, como ocorreu em Valadares, deve estar baseada em fatores como: comprovação de que foi superada a fase de aceleração do contágio e que a curva dos casos confirmados, internações e óbitos diminuiu; e quantitativo suficiente, para atender ao pico de contaminação, de leitos de UTI e internação, médicos, testes para confirmação da Covid-19, respiradores e equipamentos de proteção para os profissionais de saúde.

O cenário hoje em Governador Valadares é praticamente o inverso. Os boletins epidemiológicos diários da prefeitura apontam que a taxa de ocupação de leitos UTI-Covid no Hospital Municipal tem ficado em torno de 70%, enquanto o sistema particular está em 100%.

Além disso, o Ministério Público Estadual apura denúncia de falta de EPIs para funcionários do Hospital Municipal que atendem diretamente pacientes com suspeita de Covid-19, bem como a ausência de fornecimento de testes rápidos aos servidores em contato com vítimas do  novo coronavírus.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Só baixar uma operação como a do Governo anterior teve, ai vc vai ver aparecer as falcatruas. Sabe de nada inocente….

  2. Responsabilidade é de todos !
    Culpar os gestores é fazer política.
    Todos já sabem de COVID 19 até demais.
    Vamos mudar nossa forma de agir gente !
    Façamos a nossa parte. Esse vírus vai continuar circulando.
    A pergunta é : Vc quer correr o risco ?

    • Isso é o que acontece ao votar em prefeito que se preocupa mais com suas empresas do que com a população (mesmo que isso seja, na prática, contraditório, pois a recuperação da economia será mais lenta aqui no Brasil, que não levou a sério a pandemia, do que em mais de 90% dos outros países do mundo). Um bom aprendiz do nosso péssimo governador Zema, defensor do pior presidente da república da história. É bom ressaltar a boa gestão de Alexandre Kalil em Belo Horizonte, um ponto fora da curva nesse mar de egoísmo. Boa sorte nas próximas eleições, enquanto lava as mãos com sangue.

    • Deixa de ser cretino e quer tampar o sol com a peneira, nenhum administrador consegue por máscara e conscientizar um por um, povo está fazendo festas e aglomerações a torto e direita e não pode falar a verdade, faça uma matéria coerente sem cunho político, não é atoa que sempre será um jornalzinho de 5° categoria, faça uma matéria pedindo consciência a todos, faça um trabalho limpo, ou não consegue ? O

  3. É simplesmente ridículo você que se diz jornalista querer distorce, pra ajudar era só ficar calada.
    Toma vergonha na sua cara e para com isso você tem que publicar a verdade e não política, esse governo falta mto pra ser 100% mas o único que chegou mais próximo disso é o André, mesmo sem dinheiro está fazendo outros só roubaram, aaaa só pra te lembrar eu não tenho cargo sou cidadã e pago meus impostos coisa que algumas pessoas não tem feito né, e voto no André só mais Mil vezes o Melhor da história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × um =