Prefeitura implanta agendamento digital para atendimento à população

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prefeitura já tem atendimento digital para atendimentos à população
O CAC é um dos serviços cujo atendimento já pode ser agendado on-line. Foto: Divulgação/PMGV

 

A prefeitura de Governador Valadares iniciou, nesta segunda-feira (31), a migração do formato de atendimento presencial para o agendamento digital.

Isso significa que o contribuinte, quando precisar resolver alguma pendência no município, poderá pré-agendar, on-line, o dia, a hora e o setor para ser atendido, bem como quais documentos deverá levar.

A medida vai evitar que o cidadão perca tempo em filas ou fique andando de setor em setor até descobrir qual deles vai resolver sua demanda.

Para isso, o contribuinte deverá, antes de tudo, acessar o endereço https://agendamento.valadares.mg.gov.br/ e se cadastrar. O procedimento é rápido e simples.

A partir daí, caso tenha necessidade de atendimento, basta o interessado fazer o agendamento on-line e depois comparecer no horário e local indicados, com o protocolo e os documentos solicitados.

Por enquanto, podem ser agendados atendimentos apenas para os serviços: Cadastro técnico, Gerência de Licenciamento de Parcelamento do Solo – GLPS, Gerência de Licenciamento de Uso e Ocupação do Solo – DLUOS, Recursos Humanos e Central de Atendimento ao Cidadão.

Mas a intenção, segundo o governo, “é instalar o sistema em todos os departamentos que realizam atendimentos presenciais”.

O novo sistema traz comodidades, porém, como nem todos têm intimidade com a tecnologia, ou mesmo um celular ou computador em casa, o atendimento convencional continuará acontecendo.

Pelo menos, segundo a prefeitura, até o cidadão se habituar com o novo formato. “Mas depois que as pessoas se acostumarem, faremos 100% por agendamento”, garante o Executivo.

App orçado em mais de R$ 1,2 mi também visava transformação digital

Esta não é a primeira vez que o governo André Merlo, do PSDB, tenta “transformar a administração em um governo digital”, como enfatizou ele ao falar sobre o novo sistema de agendamento para atendimento aos contribuintes.

Em 2017, no primeiro ano de seu primeiro mandato, o prefeito encomendou o desenvolvimento do aplicativo nomeado ‘Mais Valadares‘ e orçado em R$ 1.166.400, conforme denunciou uma vereadora à época.

A ferramenta foi lançada em 2018, sem nenhuma divulgação oficial do município, sem nenhuma matéria ou divulgação publicitária. Depois de um ano disponível no Google Play, apenas pouco mais de 100 pessoas haviam baixado o aplicativo.

O ‘Mais Valadares’ foi concebido para que o cidadão enviasse, por meio do aplicativo, relatos sobre ocorrências na cidade, como buracos nas ruas, vazamentos de água, lixo em local proibido, problemas com iluminação pública, conflitos no trânsito e outros.

O pano de fundo da campanha era bem parecido com o do novo sistema de atendimento da prefeitura: a cidade na palma da mão/a prefeitura na palma da mão.

Hoje, o acesso ao aplicativo não está mais disponível. Mas no curto tempo que esteve na plataforma Google Play, usuários reclamaram do seu funcionamento.

O valor do projeto, de quase um milhão e duzentos mil reais, a prefeitura até hoje não explicou claramente o quanto realmente pagou à empresa contratada.

Em uma nota divulgada no dia 1º de agosto de 2019, um dia após a denúncia ser divulgada no site O Olhar, a administração informou que “investiu em uma ferramenta inovadora para facilitar a comunicação da comunidade com a administração municipal, apontando as principais necessidades de cada região e os problemas como buracos, vazamentos de água, entre outros”.

E justificou que o aplicativo “foi suspenso em virtude da crise financeira causada pela falta de repasses do Governo do Estado”.

O app ‘Mais Valadares’ havia sido encomendado logo após o prefeito decretar situação emergencial de crise financeira no município, em 2017.

**Com informações da PMGV/Secom.

 

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