PUBLICAÇÃO CONSIDERADA MISÓGINA EM JORNAL JURÍDICO CAUSA POLÊMICA EM VALADARES

0
580
30 motivos gerou polêmica

Uma publicação veiculada na edição 106 do jornal impresso Tribuna Jurídica, que começou a circular na quinta-feira (9), causou polêmica nas redes sociais, especialmente entre as mulheres e mulheres advogadas.

O texto “30 motivos que a mulher tem para namorar um advogado valadarense” pretendia ser uma homenagem ao Dia da Advocacia, comemorado no dia 11, mas foi considerado piada de mau gosto por profissionais de direito, devido ao conteúdo que remete à misoginia, homofobia e machismo.

30 motivos

No grupo AdvoGatas, criado no WhatsApp, advogadas articularam ações como nota de repúdio, pedido de providências à 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GV) e Associação dos Advogados de Governador Valadares (Aadvog), comunicado aos patrocinadores do veículo sobre a responsabilidade da mídia, pedido de retratação do jornal Tribuna Jurídica.

Liberdade de expressão

O Olhar conversou por telefone com o proprietário do jornal, Marcos Aurélio Ramos Abade, bacharel em direito e que assina como repórter do veículo. Ele disse que não há nenhuma ofensa no texto, que apenas faz uma defesa do  novo código civil.

“Isso é devido o jornal ser famoso, pois a matéria não tem nada de mais, apenas faz uma defesa do novo código civil, que não admite união estável entre pessoas do mesmo sexo. Isso é liberdade de expressão. Alguém achou ruim? Vai pra justiça!”, desafiou.

O grupo AdvoGatas também agendou uma reuniu com o presidente da OAB/GV, Elias Dantas Souto, que acontece às 13 horas desta segunda-feira (13). Elas querem que a entidade se posicione e tome providências sobre o fato.

Para o presidente da Aadvog, Aloísio Gusmão, a publicação é preconceituosa, fora de contexto e sem qualquer validade jornalística. ” O propósito de informar foi substituído pela vulgaridade, prestando um desserviço para a comunidade e um desrespeito aos advogados em geral”, lamentou.

Já o presidente Elias Souto foi procurado, mas disse que só vai se pronunciar após a reunião. A OAB de Valadares é um do patrocinadores do jornal Tribuna Jurídica, juntamente com vários outros advogados locais.

Veja alguns comentários no facebook:

juliard avelar

comentários tribuna jurídica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 − dois =