A Taça Valadares de Futsal teve um pódio atípico no último final de semana. A etapa realizada em Ipanema (MG) teve dobradinha com os donos da casa sendo campeões e Conceição de Ipanema (MG) vice em ambos os naipes. Ao todo, seis equipes masculinas e cinco femininas participaram da disputa.
Em cada cidade sede da competição se classificam sempre uma equipe masculina e uma feminina, até chegar a Governador Valadares, onde acontecerá a final nos dias 18 a 20 de agosto. A competição é uma iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), em parceria com as prefeituras que sediam a primeira etapa da competição.
A equipe feminina de Ipanema ganhou todos os prêmios individuais. O time contou com a participação da atleta Vanessa Cristina, que já foi eleita a melhor jogadora de futsal do mundo por três vezes. Na competição Vanessa foi eleita a atleta destaque e artilheira com 10 gols em quatro jogos. A equipe de Conceição de Ipanema foi um destaque a parte. O time empatou em número de pontos e vitórias; e ficou em segundo lugar apenas no critério de saldo de gols.
A final do masculino foi bastante disputada. Para se ter uma ideia, houve empate na briga pela artilharia entre Richardson José (Conceição de Ipanema) e Marcos Arthur (Ipanema), ambos com quatro gols. Marcos ainda foi eleito atleta destaque. Apesar dos dois times serem os melhores da competição, o placar foi baixo por conta da grande qualidade defensiva das equipes, com ambos os goleiros se sobressaindo.
Outro destaque da competição foi Luciano de Oliveira, que ganhou o prêmio de técnico campeão após suas equipes conquistarem o título da competição em ambos os naipes.
Confira as premiações individuais da etapa:
Feminino
- Artilheira e atleta destaque – Vanessa Cristina (Ipanema)
- Goleira Destaque – Yasmin Juliana (Ipanema)
- Atleta Revelação – Bárbara Vitória (Ipanema)
- Técnico Campeão – Luciano Oliveira (Ipanema)
Masculino
- Artilheiro – Richardson José (Conceição de Ipanema) e Marcos Arthur (Ipanema) – 4 gols
- Atleta Revelação: Gustavo Istargil (Ipatinga)
- Goleiro Destaque: Nicolas Barbosan (Ipanema)
- Atleta Destaque – Marcos Arthur (Ipanema)
- Técnico Campeão – Luciano de Oliveira (Ipanema)