Um Lugar Em Que Imaginam Você

0
136
um lugar em que imaginam você
Imagem: Internet

A vida é um mistério. Com essa frase posso iniciar muitos textos e, sobre eles, encaminhar livros pelo mundo afora, em busca de respostas para este enigma. Poderia também escrever poesias, compor música, encontrar a melodia certa a adequar-se ao sentimento inerente aquilo. Talvez daria mais certo na forma de pergunta, a vida é um mistério, e oferecer tal indagação para a filosofia. Poderia oferecer para você mas, com receio de que saia de perto de mim, coloco de outra forma: imagina se fosse. Mudo as palavras, porém, não mudo o propósito. Quero me divertir com você. Fazer a pessoa amada rir é uma habilidade divina. Imagem e semelhança. Então, vamos lá!

Imagina se o mundo fosse menos material. Em vez de corrermos atrás do sucesso, buscaríamos a felicidade, ao convívio das pessoas que queremos ao abraço, especialmente nas tardes chuvosas, quando o romance é mais urgente. Imagina se não tivéssemos mais a preocupação das contas bancárias, as cifras frias dos números abandonássemos, e fixássemos nossa matemática apenas na multiplicação dos fatores que nos levam a aproximar e, jamais, distanciar. As riquezas seriam outras, os tesouros também, nada teríamos e tudo seríamos. Nenhum mistério dessa vez. Uma vida em abundância, um deleite que sacia plenamente. Reflito sempre.

Você olha para mim, me vê sorri após essa divagação, e pede para continuar. Eu aceito a proposta, me faço de anedota, e te digo assim: imagina se o mundo fosse mais perto. Se todas as vias levassem ninguém embora mas, muito melhor que isso, as trouxesse de volta, para que saudade não fosse, e um amor se fizesse. Imagina que a vizinhança é logo ali, perto de mim, alguém que espero ser para sempre. Imagina que uma volta ao mundo não existiria, caminhar não seria uma agonia, pois, a cada passada que se desse, ao lado você estaria. Eu diria, após uma euforia sim, por toda a vida quero ser seu par. Você então sorriria, uma distância a menos de mim seria, e o mundo encurtaria, nas palavras sinceras que se projetou. O mundo então perto se tornou e ninguém mais afastado ficou. Imagina só que alegria. Eis a minha fantasia. Eis o que eu sou.

De tanto dizer assim, fiz a ti uma lágrima descer. Não foi minha intenção, pois, felicidade quero de montão, da aurora até ao anoitecer. Eu quero é para sempre, não para daqui a pouco, porque pouco não ocupa lugar nenhum. E tu és imensidão, algo que não cabe no coração, poesia que na crônica é. Surpresa, você se mistura, vê a lágrima transformar em doçura, o sabor salgado da água esquentar a boca, naquilo que deixo para tua imaginação fazer. Amor é você. Aqui é palavra para descrever. Imagina se o mundo fosse só poesia. Alegria não seria, pois, os Poetas sorte não tem não. Eu sei que não. E os outros antes de mim também. Poesia é a linguagem da solidão. Você não sabia não?

Agora, após apresentar a nudez dos meus sentimentos, gargalhadas ouço de você, rindo de mim pra valer, como se eu ouvisse os céus e seus serafins, música sagrada, enfim, vibrações que levam a escutar seu tom. Valeu a pena descrever, a minha tragédia em versos e porquês, pois, se o mundo fosse o que eu queria, só o queria para ver você. Um mundo em que você estivesse perto de mim, sem números sim, trilhando apenas os sons de sua voz, uma vida jamais atroz, uma existência dos deuses para ser. Não desejaria um Éden, pois, expulso seria, alguma coisa lá eu faria, e disso eu não sairia impune. Desejaria a sensação do toque, ao abraço que envolve, histórias para contar depois. Uma paixão a dois. Voltaria todas as manhãs, no mesmo lugar de antes, para ver você de novo. Imagina como seria seu rosto, após todo esse esforço, de convencer os deuses a amar no paraíso. Arcanjos lutariam, outras categorias de anjos até sorririam, preces seriam elevadas, ao nirvana de encontrar a solução do mistério de ser. Amar é pra valer, é o mandamento a escrever. Princípio será, ao passo de falar, Deus dizendo que Ele também é assim. Imagina como seria o paraíso se desse jeito fosse. Imagina se fosse hoje. Imagina se fosse assim, para sempre até o fim.

Vi que com isso sua lágrima desapareceu, assim como o riso solto foi se embora, e uma feição diferente apresentou-se. Seu semblante é outro, daqueles convidativos e afoito, demonstrando a urgência de algo que é para agora. Uma brincadeira séria, das diversões sempre inéditas, descortina-se confusamente a mim e a você, no meio desse texto pra lá de bão. Ah, meu coração, fiz tudo para ser assim, mundos que mudaram para mim, paraísos que revolucionaram a ordem, só para não te perder. Um caos se instala, leis são ultrajadas, e o mundo nos vê como será daqui para frente. A felicidade é urgente e tudo diferente disso é impertinente, algo sem importância. Marchamos em direção ao rumo, de colocar todos em um novo mundo, muito distinto desse aqui. Camaradas seríamos, companheiros de outrora, ao ver o intenso das paixões a colorir como queríamos a vida ser. Bandeiras flamulariam, fanfarras soariam, ao ritmo frenético da velocidade do órgão pulsador. Vermelho meu sangue se apresenta, e o teu também rubro se mostra, tonalidade daqueles que lutam pela vida, tinta da coragem. A cor do seu rosto se cora, e o meu menos carmim não fica e um destino se anuncia, uma profecia que vigora. Imagina se eu e você fosse agora. Imagina como então o mundo seria. Eu nele, assim, ficaria. Não iria embora.

Arrisquei nas letras e nas palavras, a fazer um arranjo que valha, toda a significação do existir humano, por aqui nas terras a percorrer. A proposta era entender os mistérios da jornada de ser. Ao posto coloquei a mudança da pergunta, levantando a dúvida, deixando no imaginário a fábula para acontecer. E eis que encontrei você, dentre os enigmas que me incomodam,  mas que me elevam e denotam, a humanidade que pretendo viver. E chego a conclusão, de muitas dúvidas que sei que ainda virão, que tudo vale a pena se existir um você. Um você ao lado para rir, para chorar, dividir e multiplicar, todos os sonhos que se sonham. Um você para ouvir, tentar descobrir, o mistério por trás das estrelas, os enigmas de seu brilho, então. Um você para caminhar, para duvidar, para gritar, sorrir e pular, quando tudo o que foi aqui escrito, transformar-se em razão, o único motivo legítimo e nobre para viver. Um você que entrega um sentido a vida, que preenche a alma, alimenta o corpo, e o acolhe na dor, quando esta vem nos visitar. Um você para se ver nos olhos, por sob os reflexos da luz, a imagem de nós. Um você que impulsiona a imaginar o mundo diferente, a criar a coragem na gente e, simplesmente, dizer assim, ao final, enfim, a pergunta que os corações almejam fazer: pode ser você, o você, a caminhar comigo por toda a minha vida, agora? Sim, só se for nesta hora. Isto tudo é sem demora. Isto tudo é só coração, a vida então.

Imagina se fosse, tudo o que fora aqui pensado e escrito, uma realidade que não é para depois. Imagina se fosse hoje. Imagine se fosse agora. Imagine se fosse você. Para onde iria agora? Para onde levaria essas palavras? Para onde iria o seu abraço? Imaginou? Se tem essas respostas, mistério não há mais. Se tem isso ao sentimento, dúvidas não persistem ser. Se você tem um você, corra daqui para lá. Um lugar melhor lhe espera. Um lugar melhor para ficar. Um lugar que é o seu lar.

Um lugar em que imaginam você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 3 =