Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Viçosa, Ponte Nova, São Lourenço, Paracatu, São João del-Rei e Timóteo serão os municípios beneficiados com a doação de ventiladores mecânicos que permitirão a montagem de novos leitos de UTI para atendimento a pacientes da Covid-19.
Os aparelhos foram entregues nesta segunda-feira (22), ao Governo de Estado, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com indústrias mineiras. Ao todo, foram doados 100 novos respiradores.
A escolha das cidades que vão receber os equipamentos foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), após identificar os locais com capacidade de abertura imediata de leitos UTI Covid. Governador Valadares, que está com 100% dos leitos SUS e particulares ocupados, ficou de fora.
A Fiemg também doou mais 180 leitos para hospitais filantrópicos, que já estão em pleno funcionamento. No total, mais de 300 municípios foram contemplados com as doações de leitos ou respiradores, informou a entidade.
Em 2020, a Federação mobilizou a indústria e possibilitou a doação de 1.600 ventiladores pulmonares, por meio do projeto Inspirar. “Uma série de outras medidas foi possível graças a um mutirão empresarial, como a construção de centenas de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, além da fabricação e distribuição de milhares de litros de álcool glicerinado 70%, máscaras e jalecos”, lembrou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
**Com informações da Fiemg.