Início Arquivo 16ª edição da Festa das Flores começa nesta quinta em Valadares

16ª edição da Festa das Flores começa nesta quinta em Valadares

0
Tradicional festa acontece na Praça dos Pioneiros. Imagem: Reprodução/Facebook/Festa das Flores

Vê, estão voltando as flores; Vê, nessa manhã tão linda; Vê, como é bonita a vida; Vê, há esperança ainda

É isto. As flores estão voltando, neste julho de 2022, transformando nosso inverno em primavera, trazendo cor, movimento, confraternização. Fazendo da Praça dos Pioneiros, em Governador Valadares, um grande e encantador jardim, um espaço de encontros, de sabedoria, de conhecimento, de alegria.

É a Festa das Flores, que começa amanhã (7), com mais de 240 espécies de plantas, das mais conhecidas às mais exóticas, entre folhagens, frutíferas, ornamentais, jardinagem e, em especial, as orquídeas, todas com preços acessíveis.

Na programação, várias e diferentes oficinas, exposições de arte e do artesanato local,  apresentações musicais, folclore, cultura popular e indígena, teatro, wokshops, dança, entre outras manifestações. Desenvolve-se assim, paralelamente à venda das flores, uma agenda cultural que busca compartilhar com a comunidade valadarense um trabalho voltado para o cuidado com o ser humano e com o meio ambiente.

Beneficente

Desde a sua primeira edição, a Festa das Flores, uma festa beneficente, tem marcado a história da cidade. Em seus onze dias, movimenta a cidade com atividades ecologicamente corretas, educação ambiental, vivência de práticas integrativas de saúde e muita beleza, motivos pelos quais já atrai turistas de toda a região.

Já consolidada como a festa de quem ama a natureza, a arte e a cultura, é parte do calendário oficial de eventos de Governador Valadares, desde 2008, aprovada pela Lei Municipal de número 5.829, de 27 de março daquele ano. Desde então, vem crescendo e se fortalecendo a cada ano. Em sua 16ª edição, acontece no período de 7 a 17 de julho, na Praça dos Pioneiros, de 9h às 21h.

16 festa das flores começam amanhã, dia 7 de julho, em valadares, na praça dos pioneiros
Cerca de 240 espécies de plantas estarão à disposição dos moradores de Valadares e região. Imagem:  Reprodução/Facebook/Festa das Flores

Oficinas

Neste ano, além da presença já confirmada do ceramista Sebastião Pimenta, que estará ensinando a técnica da pintura floral japonesa (sumiê) e a já famosa queima de Raku, teremos oficinas de ikebana, bonsai, fotografia, nós macramê – suporte para vasos, origami, hortas agroecológicas em pequenos espaços e compostagem doméstica, cuidados básicos com jardins verticais, prevenção e combate ao fogo em ambiente doméstico.

Todas as oficinas são gratuitas, mas têm vagas limitadas. As inscrições deverão ser feitas no Facebook: Festa das Flores ou no Instagram: @festadasfloresgv.

Durante os 11 dias de Festa, várias apresentações trarão momentos de puro prazer e alegria, além do festival de cores das plantas e flores. Teremos dois workshops: PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e Flores Comestíveis.

E mais: prática de Yoga, cultura da Aldeia Krenak, Jazz (As Quatro Estações), Orquestra de Violões da ADQF (Associação de Dependentes Químicos e Familiares), Cultura da Aldeia Geru Tukunã Pataxó (danças, rituais, rodas de conversa, e exposição de artesanato);  história do chá e as diversas formas de servi-lo de acordo com as tradições orientais, museu itinerante, roda de conversa sobre educação patrimonial, coral e teatro Aspovale, coral da Fundação Renova.

Shows

Haverá também shows musicais com os artistas Lima Júnior, Bebeto Viana e Carlos Giacomini, Gui Ramalho, Diorgem Junior, Jaider Matos e os violonistas Douglas Nilson e seus alunos, Oscar Vasconcelos e Samuel Calazans acompanhados de crianças e adolescentes do grupo Xá-Conóis, do Núcleo Luz Divina.

A Festa das Flores é uma realização do Núcleo Luz Divina- CEBUDV, em parceria com a Associação Encantar e apoio institucional da Prefeitura de Valadares. Neste ano, a agenda cultural faz parte do Programa Cultura Em Toda Parte, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

De caráter 100% social, o valor arrecadado é destinado às ações já desenvolvidas pelo CEBUDV na região e à estruturação do seu Departamento de Beneficência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × cinco =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile