A construção do novo fórum de Governador Valadares começará no início de 2021. O anúncio foi feito na tarde da última quinta-feira (18), por meio de videoconferência com autoridades do Judiciário, do Executivo e Legislativo de Valadares e de Belo Horizonte.
O terreno de 8.400 m2, desapropriado pelo Estado, fica no bairro Vila Bretas, e até então abrigava a garagem da concessionária de ônibus Mobi Transporte Urbano, antiga Valadarense.
Leia Também
- Diretor do foro de Valadares diz que novo prédio trará mais rapidez aos processos
- Novo fórum de Valadares pode ser construído no terreno da garagem de ônibus da Mobi
O fórum local congrega 24 comarcas da região e funciona com uma estrutura de aproximadamente 500 funcionários, entre servidores efetivos, estagiários e terceirizados. O arquivo geral tem cerca de 150 a 200 mil processos arquivados, além de bens apreendidos.
O novo fórum terá 15.286 m² de área construída, cinco pavimentos e subsolo, estacionamento interno e externo, cinco elevadores, acessibilidade, sistema de prevenção e combate a incêndio, iluminação com led, sistema de controle e segurança de acesso, sistemas de renovação de ar, projeção de imagem e outras tecnologias.
A obra está orçada em cerca de R$ 70 milhões e deverá ser entregue em um prazo de 36 meses a partir do início dos serviços. Todas as despesas serão por conta de dotação orçamentária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Participaram da cerimônia o juiz diretor do fórum, Danilo Couto Lobato Bicalho, o prefeito André Merlo (PSDB), a desembargadora Paula Cunha e Silva, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores Júlio Avelar (PV). Já em Belo Horizonte, participaram desembargadores, juízes e outras autoridades.
A Comarca de Governador Valadares está na cidade desde 1936 e também presta serviços aos municípios de Alpercata, Frei Inocêncio, Marilac, Matias Lobato, Periquito e São Geraldo da Piedade.