Início Arquivo ABANDONO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE VALADARES É DENUNCIADO NO MP

ABANDONO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE VALADARES É DENUNCIADO NO MP

0
Além de remédios, faltam insumos básicos e até água nas torneiras do HM. Foto: Divulgação

 

A situação de abandono do Hospital Municipal (HM) e as medidas de baixo impacto adotadas pelo atual governo no enfrentamento à Covid-19, doença que a cada dia manda mais pacientes infectados para os hospitais, revelam um cenário caótico na saúde pública de Governador Valadares.

Desde quarta-feira (11) circulam na internet imagens mostrando não só a precariedade das condições estruturais do HM, como instalações e equipamentos, mas também a falta de remédios, materiais e até higienização.

Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público na tarde de ontem (11) pelo locutor valadarense Rogério Dias, com base no relato de um servidor do hospital, que afirmou que faltam agulhas, luvas, máscaras, remédios, água e uma diversidade de outros insumos básicos.

Além disso, vários alimentos estariam sido servidos com data de validade vencida e alguns até mofados, tanto para servidores como para pacientes internados.

O servidor contou que o hospital está em obras, sem ter havido nenhum planejamento anterior, e até água estaria faltando para os funcionários lavarem as mãos. “O hospital está todo quebrado, cheio de puxadinho, às vezes não tem água necessária para lavar a mão o dia inteiro”, comentou.

Ele disse ainda que recentemente um funcionário do HM, com 30 anos de serviço, teria sido afastado do cargo por ter feito um desabafo em um grupo de WhatsApp sobre as condições do hospital. A diretoria do órgão também teria aberto um processo administrativo contra ele.

Também circula nas redes sociais um áudio de uma servidora do Hospital Municipal pedindo que as pessoas se cuidem: “muito cuidado, muita precaução, vamos usar máscara, o álcool gel, a Covid está voltando com tudo. No regional [HM] a gente não tem mais vaga, essa noite foi super tumultuada, já temos paciente internado na Policlínica. Essa noite ficou se esperando vagas no CTI, não tem vaga no CTI. Vamos evitar aglomeração (…) estamos no vermelho, nada de amarelo, estamos no vermelho mesmo, então todo cuidado é pouco”, recomendou.

Saúde priorizada

Enquanto a saúde agoniza, em especial o Hospital Municipal, o candidato a vice-prefeito David Barroso (DEM), da chapa encabeçada pelo prefeito André Merlo  (PSDB) – que contraiu Covid-19 e está se tratando em um hospital em São Paulo  – afirmou na noite desta quinta (12), a uma emissora de tv local, que o atual governo priorizou a saúde e a educação,

A fala dele foi uma justificativa à quantidade de buracos espalhados nas vias de toda a cidade. Ele destacou que por conta dessa ‘priorização’ da gestão André Merlo, teria faltado dinheiro para melhorar as ruas.

Porém, de 2017 a 2019, foram gastos cerca de R$ 15 milhões em operação tapa buracos. Em maio desse ano, o prefeito conseguiu aprovar um empréstimo de R$ 10 milhões, também para pavimentação de vias públicas.

Veja imagens da área interna do Hospital Municipal

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × cinco =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile