Início Arquivo ANDRÉ MERLO DEIXA VALADARES PARA TRATAR DA COVID-19 EM HOSPITAL DE SÃO...

ANDRÉ MERLO DEIXA VALADARES PARA TRATAR DA COVID-19 EM HOSPITAL DE SÃO PAULO

1
Prefeito André começou a passar mal no domingo e na segunda testou positivo para covid. Foto: Divulgação

 

A transferência do prefeito André Merlo (PSDB) para um hospital em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (11), expôs uma situação que há muito vem sendo discutida em Governador Valadares, em face da dúvida sobre a real situação do sistema de saúde no município para atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19.

Em muitos de seus pronunciamentos, André Merlo, candidato à reeleição pelo PSDB, afirmou que a cidade estava preparada para receber e tratar  vítimas do novo coronavírus. Mas o político foi se tratar fora.

Segundo nota emitida pela prefeitura, o prefeito seguiu hoje para São Paulo para prosseguir seu tratamento contra a Covid-19. “A transferência atende um pedido da equipe médica acatado pela família, para que ele possa se dedicar exclusivamente à sua recuperação”, diz o texto.

Fake news?

A comunicação sobre a ida do prefeito de Valadares para outro estado foi acompanhada de certo tumulto e confundiu inclusive a imprensa local. No final da tarde de hoje começou a circular uma nota, nos padrões das postagens da prefeitura, informando sobre a transferência de André Merlo.

andré merlo é levado a são para para se tratar da covid-19

Pouco depois, um outro comunicado, também com a logomarca oficial do município, dizia que a nota anterior era fake news.

Mais tarde, uma nova nota oficial foi divulgada, reafirmando que o prefeito e candidato à reeleição teria mesmo sido encaminhado para São Paulo.

Segundo explicou a Secom (Secretaria de Comunicação), o fato não verdadeiro nas notas que circularam nas redes sociais, era o trecho (primeiro banner) que pedia a todos que tiveram contato com o prefeito, nos últimos 15 dias, para comparecer à Policlínica para fazer o teste da Covid-19. Isso porque a Policlínica não realiza atendimento Covid-19.

No entanto, a prefeitura ainda não divulgou nenhuma recomendação às centenas ou milhares de pessoas que André Merlo apertou a mão, deu tapinha nas costas, cochichou no ouvido ou abraçou nesses últimos 15 dias de campanha.

Segundo especialistas, se a pessoa teve contato com um infectado, o ideal é manter o isolamento social pelo período de incubação de 2 a 14 dias, que é o tempo que a doença leva para se manifestar. Caso comece a sentir os sintomas, é necessário procurar o órgão de saúde para exame e testes – no caso de Valadares, o Ambulatório Dr. Rui Pimenta Filho, que fica próximo do Hospital Municipal.

Não orientar a população a se cuidar pode agravar a situação de contaminação na cidade e elevar ainda mais o alto número de mortes em Valadares, que nesta quarta fez mais duas vítimas fatais, chegando a 314 mortes. Outros 25 óbitos estão em investigação.

Dinheiro, com certeza, não tem faltado para o enfrentamento ao coronavírus. Há quase R$ 30 milhões nos cofres da prefeitura dos cerca de R$ 58 milhões repassados pela União desde março para o combate à doença na cidade.

Teste

André Merlo foi diagnosticado com a doença na tarde da última segunda-feira (9), após realizar teste para a Covid-19. À noite, ele foi internado em um hospital particular, onde fez uso de oxigênio para auxiliar na respiração.

O estado de saúde dele ontem (10) era estável, mas inspirava cuidados, segundo sua assessoria. De acordo com informações, o prefeito André estaria internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No final da manhã desta quarta, ele gravou um vídeo de dentro do hospital onde estava, em Valadares, informando que “foi acometido pela covid”, mas que estava “tranquilo”, e se “recuperando muito bem”. Veja abaixo:

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + cinco =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile