Início Arquivo BARRAQUINHAS DE SANTO ANTÔNIO COMEÇAM NESTE SÁBADO EM VALADARES

BARRAQUINHAS DE SANTO ANTÔNIO COMEÇAM NESTE SÁBADO EM VALADARES

0
As tradicionais barraquinhas de Santo Antônio começam neste sábado e vão até o dia 13 (Foto: Reprodução/Photo Grafando)

A Catedral de Santo Antônio, paróquia referência da Diocese de Governador Valadares, dá inicio às suas tradicionais barraquinhas neste sábado (2). As festividades fazem parte da Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e serão realizadas, como de costume, na Praça Dom Manoel, em frente à catedral.

A Santa Missa de abertura, com o levantamento do mastro do santo, aconteceu às 19h30 desta sexta-feira (1º), mesmo dia em que as barraquinhas deveriam começar a funcionar. Mas, com a greve dos caminhoneiros, e para viabilizar a entrega dos produtos que serão comercializados, o evento foi adiado para este sábado. As festividades terminam no próximo dia 13, data em que se comemora o padroeiro do município.

Além das deliciosas comidas típicas preparadas pelas entidades sociais, um bingo vai entregar quatro prêmios especiais: um carro 0 Km, uma moto, um notebook e uma TV. O valor será o mesmo dos anos anteriores, de R$ 10, e o sorteio eletrônico permite identificar o vencedor mesmo se ele não estiver presente. Também acontece a “Ação Beneficente”, com leilão de doações que os paroquianos podem concorrer.

Tudo acontece a partir das 18 horas e o convite é para todos os valadarenses que desejarem prestigiar. Como é um evento religioso, ocorrerão missas todos os dias a partir das 19h30.

14 barracas de entidades assistenciais da cidade estarão participando, com os mais variados pratos para a população, como tortas, pastel, canjiquinha, mexidão, feijão tropeiro, canjicão, churrasquinho, doces e outros. A novidade deste ano é que as mesas vão receber toalhas personalizadas.

As barraquinhas de Santo Antônio, como são conhecidas, acontecem em Valadares há 27 anos.  “Tudo começou com pequenas comemorações de quermesses sem a finalidade filantrópica, ganhou popularidade com os pratos oferecidos e virou tradição ao longo dos anos”, contou Martha Duarte, uma das organizadoras do evento.

As barraquinhas começaram a ser montadas no final do mês de abril. Espera-se que cerca de 40 mil pessoas passem pelo evento durante os 12 dias.

Participe com sua família e amigos 🙂

Santo Padroeiro

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195. Fernando Martins de Bulhões, nome de batismo, era de uma família tradicional em Portugal e desde criança gostava de ficar no meio dos livros, no silencio das bibliotecas e dos oratórios. Ainda jovem escolheu se dedicar a religião, entrando para a Ordem dos Cônegos Agostinianos, de Santo Agostinho.

Tudo mudou, quando Fernando encontrou um grupo de franciscanos, por acaso, em uma rua de Coimbra. Eles eram jovens diferentes, traziam no olho um brilho encantador. Movidos pela fé, seguiam para o Marrocos, na África, onde pretendiam pregar a Palavra de Deus. Como de costume, nenhum dos religiosos retornou vivo.

Depois de se tornar padre, se encontrou com São Francisco de Assis, outro encontro forte e que mexeu com o jovem. Ele deixou a Ordem e ingressou no movimento franciscano.

Com a missão de pregar o Evangelho, morou na cidade de Bolonha, na Itália, onde se dedicou ao ensino da Teologia e à pregação. Depois seguiu para França.

Santo Antônio faleceu em 13 de Junho de 1231 no Oratório de Arcela. Antes de morrer, Santo Antônio cantou um hino a Maria e com as últimas forças, entoou os sete salmos penitenciais junto com os frades que o assistem. Os restos mortais estão na Basílica de Pádua, construída em sua memória.

A cerimônia de canonização aconteceu menos de um ano, após a morte do santo, pelo Papa Gregório IX, na Catedral de Espoleto, na Itália, em 30 de Maio de 1232. Sendo o processo de canonização mais rápido da Igreja Católica. Na bula de canonização o Papa Gregório IX declarou: “Ninguém deve ascender uma lâmpada sob o alqueire, mas sobre o lampadário para que todos vejam a luz. Deus o colocou sobre o candelabro”.

O Santo Antônio foi proclamado doutor da Igreja pelo Papa Pio XII, em 1946. (Com informações da Diocese de Valadares)

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − 17 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile