O vereador Geremias Brito (PSL) adiantou, na reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (6), que vai apresentar, na próxima quinta-feira (8), um documento solicitando a formação de comissão especial para realizar uma auditoria na Empresa Valadarense de Transporte Coletivo. Ele também sugeriu ao prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), que suspenda o próximo reajuste dos preços das passagens.
Apesar de o requerimento não ter sido apresentado formalmente, o vereador leu o texto no plenário da Câmara, comunicando que a auditoria terá a finalidade de apurar o custo efetivo do transporte de passageiros na cidade e fiscalizar a metodologia de cálculo, parâmetros e coeficientes técnicos utilizados para reajustar o preço das passagens de ônibus. A comissão será formada por vereadores e por um grupo de representantes da sociedade que vai acompanhar o andamento e os resultados da auditoria.
O parlamentar informou que queria apresentar o documento ainda nesta noite, mas num acordo com a bancada governista, deixou para a reunião de quinta-feira. Em seu pronunciamento, da tribuna da Câmara, ele também sugeriu a suspensão do próximo reajuste das passagens, programado para o início de 2019. “A cidade está sem emprego, o governo está sendo obrigado a fazer demissões significativas para não deixar de cumprir obrigações, por isso estamos sugerindo ao prefeito que suspenda o próximo reajuste da Valadarense”, ressaltou.
O vereador lembrou ainda que devido ao alto desemprego no município não há condição do cidadão pagar uma tarifa acima de R$ 4,00. “A cidade não aguenta mais, quem sabe depois que conseguirmos levantar a planilha de custo do transporte, quem sabe vamos reduzir a passagem? Não podemos mais permitir reajuste, deixa a Valadarense bater nas portas da justiça, a empresa trouxe muito dissabor e muito horror para o município, meteu a mão no povo, não podemos deixar que ela continue a enfiar a mão no bolso do valadarense”, concluiu.