Se tem um problema que já virou crônico no bairro Cidade Jardim, são os buracos nas ruas. E não estamos falando de buracos que surgem uma vez ou outra.
Os moradores do bairro, desde sua fundação, sofrem com as ‘crateras’ que, não importa quantas vezes sejam consertadas, acabam reaparecendo.
Quem não está nada satisfeito é o funcionário público André Gomes. O servidor mora na rua Sete e mostrou para O Olhar a situação da rua em frente à sua casa.
O local era o ponto final do ônibus, mas a linha teve que ser trocada de rua por causa dos estragos. André conta que não adianta cobrar do poder público e que cada morador procura cuidar da própria porta. Ele, por exemplo, teve que comprar britas para jogar na porta de casa, caso quisesse sair com o carro.
O servidor ainda fala que os buracos vivem cheios de água, em épocas de chuva, o que traz lama, mau-cheiro e até focos de dengue. Em épocas secas, o problema da vez se torna o excesso de poeira, que nunca deixa a casa e os veículos limpos.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim, Paterson Manoel da Silva, mora na rua Um e foi um dos primeiros moradores do local. Ele conta que o bairro sempre passou por problemas relacionados ao calçamento das ruas
Segundo ele, o principal motivo seria o mau planejamento na época da criação do bairro, quando as ruas não foram devidamente compactadas, o que hoje reflete em forma de transtorno para a população.
Ele diz ainda que muitas pessoas culpam os ônibus coletivos, dizendo que os veículos destroem o calçamento, “mas isso não é verdade, pois as ruas sempre tiveram esses problemas, mesmo antes de terem ônibus circulando pelo bairro”, afirma.
O presidente diz que é injusto a população ter que abrir mão de um direito – a linha de ônibus – por causa de um problema que o poder público pode resolver a qualquer momento.
A Prefeitura de Valadares foi procurada para informar se há previsão de obra de recapeamento no bairro Cidade Jardim, mas não houve resposta.
*Estagiário sob a supervisão da editora Andréa Costa