Uma casa criada em impressora 3D, em menos de 24 horas, com área total de quase 75 metros quadrados, considerando a área externa. O projeto foi lançado pela startup chamada Icon e pode diminuir os custos de construção de casas para famílias carentes que vivem em moradias precárias.
O projeto é fruto de uma parceria com a ONG New Story e possibilita ter, num espaço limitado, que também pode ser ampliado, cozinha, quarto, banheiro e sala incluindo as instalações elétricas. As paredes foram levantadas por uma impressora 3D que expele uma massa térmica de maneira contínua e com desperdício perto de zero. Apenas o acabamento da construção é feito com mão de obra humana.
O plano é expandir o projeto para outras localidades, inclusive nos Estados Unidos, mas a qualidade do material ainda precisa ser verificada. A partir daí, 100 casas para famílias pobres já serão construídas com a impressora 3D em El Salvador, no próximo ano.
A casa construída para demonstração fica no Texas e saiu a US$ 10 mil, mas a startup acredita que, com planejamento, possa cair para US$ 4 mil.
Com informações do site Tecnoblog