O orçamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo desse ano foi reduzido em 96%, de R$ 2 bilhões para apenas R$ 71,7 milhões, após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Devido à crise no órgão, a presidente do IBGE pediu demissão na última sexta-feira (26), colocando em risco a realização da pesquisa em 2021. Isso pode levar ao cancelamento do concurso público de mais de 204 mil vagas?
O IBGE encerrou neste mês a inscrição para 204.307 vagas temporárias no Censo Demográfico 2021, e não se sabe o que vai acontecer agora.
Projetos de parlamentares
As vagas do concurso estavam distribuídas em 5.297 municípios em todos os estados do país e eram uma oportunidade de emprego formal para milhares de brasileiros durante a crise econômica.
As provas estavam previstas para serem realizadas em 18 e 25 de abril, dependendo do cargo desejado. O IBGE planejava visitar todas residências do país (cerca de 71 milhões) a partir de agosto deste ano.
No entanto, o Congresso redirecionou o dinheiro destinado originalmente à pesquisa do IBGE e a outros setores da sociedade para obras de interesse dos parlamentares.
O que acontecerá com concurso
O IBGE e a Cebraspe (organizadora do concurso) ainda não informaram o que acontecerá com o concurso.
Em nota, o IBGE afirmou que “solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procedimentos no tocante à operação censitária que por lei deve ser realizada a cada dez anos”.
As instituições não revelaram como seria o processo de devolução das taxas de inscrição em caso de cancelamento da prova.
**Com informações do Estadão Conteúdo.