Início Arquivo Com salários atrasados, servidores aposentados pressionam e prefeito de Valadares paga

Com salários atrasados, servidores aposentados pressionam e prefeito de Valadares paga

0
Sem salários, aposentados pressionam e prefeito de Valadares paga hoje
Servidores aposentados comemoram anúncio de pagamento de salário ainda hoje. Foto: Divulgação

Servidores aposentados e pensionistas da Prefeitura de Governador Valadares realizaram  manifestação, na manhã desta terça-feira (31), por causa do atraso nos pagamentos das aposentadorias. Os atos aconteceram em frente à sede do Iprem-GV (Instituto Municipal de Previdência) e no quarto andar da prefeitura.

Tradicionalmente, o pagamento dos aposentados é realizado no dia 29 de cada mês, ou até antes, caso a data caia num sábado ou domingo, sendo antecipado para a sexta-feira. Na atual gestão do Iprem, no entanto, esse calendário não tem sido cumprido, e o depósito nas contas bancárias tem sido postergado ao máximo.

O que aconteceu

No início da noite de ontem (30), o Iprem-GV divulgou um comunicado informando que os salários de aposentados e pensionistas não iriam cair na conta nem mesmo no dia de hoje, 31 de outubro. Segundo a nota, a liberação dos salários dependia de repasses dos aportes da prefeitura, o que não estaria acontecendo. Por volta das 10 h de hoje, o Iprem apagou as publicações feitas nas redes sociais.

Por conta desse atraso, aposentados e pensionistas, que dependem, em sua maioria, exclusivamente de seus salários para a compra de medicamentos, por exemplo, entre outras necessidades, foram para a porta do Iprem, a partir de mobilização feita pelo Sinsem (Sindicato dos Servidores Municipais), para reivindicar seus proventos.  Não conseguindo conversar com a diretora-geral, Jane Moufarreg, se dirigiram até o quarto andar da prefeitura, onde fica o gabinete do prefeito.

Idosas e idosos, alguns deles com prótese no joelho, tiveram que subir quatro andares de escada, já que o elevador destinado aos servidores e ao público em geral está há quase dois meses em manutenção – apenas o usado pelo prefeito e secretários está em funcionamento.

Uma vez lá, conversaram com o secretário Municipal de Governo, Daniel Portes Ferreira. Ele ressaltou a preocupação do prefeito André Merlo (sem partido) com a situação dos aposentados e pensionistas: “o Iprem e os aposentados são prioridades para o prefeito. O prefeito André foi o único prefeito que começou a pagar os aportes, os prefeitos anteriores não pagavam os aportes, então ele tem essa sensibilidade…”, disse o secretário.

Mas acabou ficando sem resposta diante do comentário de uma aposentada: “mas nós sempre recebemos em dia, o interessante é isso. Quer dizer, não pagavam [os prefeitos anteriores] os aportes, mas nós recebíamos em dia… em dia não, até antes do dia”, esclareceu a aposentada.

Após a curta reunião com o secretário, e já no hall do quarto andar, o grupo de aposentados se encontrou com o chefe de Gabinete, Coronel Sebastião Siqueira, que confirmou o pagamento para hoje, colocando um fim na manifestação.

Os salários, nesse momento, já estão nas contas dos aposentados e pensionistas.

Servidora aposentada comenta sobre salário atrasado e se emociona

Grande parte dos servidores aposentados e pensionistas conta somente com seus salários para manter as necessidades do dia a dia, entre eles a compra de medicamentos, que consome um percentual considerável de seus vencimentos.

Quando o salário não cai na conta no dia esperado, muitos ficam em situação crítica, muitas vezes sem ter a quem recorrer na hora do aperto. Na manhã de hoje, uma aposentada se emocionou ao contar a dificuldade pela qual estava passando.

“Se eu não pagar, não posso comprar”

Uma outra servidora aposentada reclamou que contava com o recebimento do salário para comprar, hoje, dois medicamentos de uso contínuo. “Duas receitas pra poder comprar e cadê o dinheiro pra poder pagar? Se eu não pagar, eu não posso comprar”, acentuou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 − 3 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile