De terça (15) a sexta-feira (18), cerca de 50 produtores rurais participam de cursos de fruticultura que acontecem no Centro de Treinamento e Referência em Tecnologias Sociais e Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis (Cetrecs), em Baguari, distrito de Governador Valadares,
Os cursos são promovidos pela Fundação Renova, em parceria com a Emater-MG, e contam com o acompanhamento do engenheiro agrônomo e coordenador técnico regional de culturas da Emater, Sebastião Braga.
Os produtores que participam das atividades são dos municípios de Bugre (no Sítio Guerrinha) e de Caratinga (no Centro de Saúde da Ilha do Rio Doce).
Nos quatro dias de cursos, os produtores serão divididos em duas turmas e vão participar de ações voltadas para a melhoria das práticas agronômicas, com foco na proteção do meio ambiente, do produtor e da sua família, sempre com a perspectiva de inclusão produtiva e geração de ocupação e renda.
A iniciativa faz parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, que tem como um dos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão.
“Ao aliar conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas, a Fundação contribui para a reinclusão produtiva e econômica dos estabelecimentos impactados”, destaca Rodrigo Bruschi, especialista socioambiental da Renova.
Até o momento, 13 cursos foram promovidos pela Fundação Renova e Emater (MG). Cerca de 210 produtores rurais de 13 municípios dos vales do Aço e Rio Doce e da Zona da Mata já participaram.
Foram seis cursos de Avicultura Caipira Familiar, dois de Horticultura Comunitária, um de Apicultura e quatro de Fruticultura, em 13 municípios: Belo Oriente, Bugre, Caratinga, Dionísio, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Ipaba, Naque, Periquito, Rio Casca, Santana do Paraíso, São José do Goiabal e Sem Peixe.
Com informações da Assessoria de Comunicação|Fundação Renova.