Eleitores que fazem parte dos 37,19% de valadarenses que contribuíram para dar a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições 2022, decidido neste domingo (30), foram às ruas comemorar.
Mal o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a vitória do petista, com 98,81% das urnas apuradas, fogos de artifício, buzinaços e gritos de “Lula!” começaram a tomar conta da cidade. No centro de Governador Valadares, um vaivém de carros com bandeiras e motoristas e passageiros exibindo o sinal de “L” feito com a mão.
Mas foi na rua Marechal Floriano, em frente à Prefeitura Municipal, que centenas de eleitores de Lula se concentraram para festejar a vitória – a terceira – do novo presidente. A sensação, comentada por vários apoiadores, era de “alivio”, “extravasamento” e “liberdade”.
Com bandeiras agitadas no ar, a comemoração foi embalada por músicas e uma das mais tocadas era “Tá na hora do Jair já ir embora“, de Juliano Maderada e Tiago Doidão.
Números
Bolsonaro e Lula aumentaram a votação em Valadares, com relação ao primeiro turno das eleições, com o atual presidente vencendo mais uma vez com grande vantagem: ele obteve 94.975 votos (62,81%), enquanto Lula foi o preferido de 56.237 eleitores (37,19%). No primeiro turno, Lula teve 53.339 votos (36,36%) e Bolsonaro 84.540 (57,62%).
Apesar de Jair Bolsonaro vencer as eleições na cidade, com larga vantagem, no primeiro e segundo turnos, quem foi às ruas ontem comemorar foram petistas, militantes e simpatizantes de Lula.