Depois de participarem pela primeira vez do Festival Nacional de Forró de Itáunas (Fenfit), em 2017, e não terem se classificados para a final, este ano os forrozeiros valadarenses do grupo Estrela de Ouro estão com a corda toda.
Após uma campanha para angariar recursos para se apresentarem na edição do festival de 2018, eles concorrem nesta sexta-feira (20) à grande final do concurso.
O grupo vai disputar com outras 11 bandas e pretende ficar entre as três primeiras colocações. Além disso, eles concorrem também a prêmios de melhor sanfoneiro, melhor zabumbeiro, melhor triângulo e melhor intérprete.
O Estrela de Ouro foi parar no festival depois de competir com bandas de todo o país e ficar entre as 24 selecionadas, sendo a única a representar Minas no Fenfit, a exemplo do ano passado, quando disputou a primeira fase do festival.
O Fenfit é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra – um segmento da música popular regional nordestina -, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs.
Para chegar até lá, os forrozeiros valadarenses correram em busca de patrocínios para se enquadrarem às exigências do festival que, entre outras, inclui figurino e torcida organizada uniformizada.
O triangulista Ítalo Porto disse que a sensação de estar próximo ao prêmio máximo é a melhor de todas. “Fica a certeza de que tudo valeu à pena”, acrescentou.
Sanfona
O grupo Estrela de Ouro começou o ano com uma agenda positiva de shows, mas teve a sanfona furtada após apresentação numa casa noturna em Ipatinga (MG). Uma campanha nas redes sociais foi lançada, mas somente 90 dias após o furto do instrumento foi possível adquirir outro.
A nova sanfona só chegou às mãos dos forrozeiros no dia 20 de junho. “As doações ajudaram bem, mas ainda estamos devendo uma parte’, informou Ítalo Porto, confiante de que o Fenfit trará melhores resultados para a ascensão da banda.
A 18ª edição do evento está acontecendo desde o último dia 14 e vai até este sábado (21), em Itaúnas, Espírito Santo.